Presentazione ProgettoTiradentes

31/08/2005

8ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

A Câmara ítalo-Brasileira participará da oitava edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia da cidade de Tiradentes-MG, que será realizado de 19 a 28 de agosto de 2005. O Festival se consolidou, ao longo de suas edições, como um dos eventos mais importantes que acontece no Brasil na área da alta gastronomia.

Esta edição reunirá grandes personalidades da culinária nacional e internacional, vindos especialmente para demonstrarem seus talentos nos tentadores almoços, jantares, festins, cursos de gastronomia e nas degustações de vinhos, cachaças, charutos, conhaques, queijos, sobremesas, pães, massas, sopas, saladas e outros que compõem o festival. Além disso, durante o festival os turistas também poderão desfrutar de uma extensa programação cultural, com apresentações musicais, teatro de rua, exposições artísticas e outros.

Entre as estrelas que ministram os festins, cursos e degustações no evento estão os renomados chefs Flávia Quaresma, Jaya Loyola, Thierry Pszonka, Mara Alcamin, Le Squer, Pablo Morandé, Cristian Bertol, Paulo Pinto entre outros.

FESTIVAL GASTRONÔMICO ITALIANO

A Câmara Ítalo-Brasileira participará do evento promovendo a Culinária Mediterrânea com a presença do Chef Cristian Bertol, nos dias 27 e 28 de agosto. No dia 27 será realizado no Centro Gastronômico do Senac um seminário sobre a ?Culinária Mediterrânea e seus benefícios para a saúde?, ministrado pelo médico endocrinologista, Dr. Filippo Pedrinola. À noite o Chef Cristian apresentará pratos da Culinária Mediterrânea em um jantar no salão da Pousada Villa Paolucci, Tiradentes. No dia 28 o Chef Cristian realizará um curso gastronômico para 50 pessoas sempre com o tema ?Culinária Mediterrânea?.

A programação completa do Festival de Gastronomia e Cultura de Tiradentes pode ser encontrada em nosso hotsite “programa dieta mediterranea”

TIRADENTES ? PATRIMÔNIO HISTÓRICO
A beleza e a tranqüilidade da cidade que ainda guarda ares coloniais, com sua arquitetura do século XVIII, aguçam os sentidos do visitante atraído pelos sabores da alta gastronomia. Tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e protegida pela imponente Serra de São José, Tiradentes oferece aos visitantes um conjunto de belezas paisagísticas que encantam. Com fachada projetada pelo Aleijadinho, a Matriz de Santo Antônio é a segunda mais rica igreja em ouro do país. O Chafariz de São José, cartão-postal da cidade, é um dos únicos que ainda tem água potável em Minas. Enquanto outras cidades enfrentaram um crescimento rápido e desordenado, com o aumento de periferias com péssima qualidade de vida, Tiradentes ficou esquecida, e ainda conserva aquele ar de outras épocas.