Mostra “Grafica de Arte”Comitato Giuridico

15/04/2007

O Centro Cultural Ítalo-Brasileiro em parceria com a representação local da Câmara Italo-Brasileira de Comêrcio e Industria e do Delegado Mario Antonio Turnaturi, promoverá a exposição ?Gráfica de Arte?, reunindo trabalhos de quatro artistas italianos ligados a Comune de Mondovì, província de Cuneo, cidade da região do Piemonte famosa por sua tradição na arte do entalhe e da ?gráfica de arte?, já que Mondovì foi o primeiro centro do livro ilustrado de impressão em caracteres móveis da Itália.

Os trabalhos assinados pelos artistas Sergio Donato Bruno, Alberto Bongini, Emile di Tomaso e Claudio Molinari fazem parte do acervo da Associazione Culturale Artes di Mondovì e chegaram ao Brasil graças a um gemellaggio cultural celebrado entre a referida associação e a Associazione ?Piemontesi nel Mondo?, sezione di São Paulo, a qual está comemorando 25 anos de existência em 2007. A primeira mostra no Brasil acontecerá em nossa cidade, cujo vernissage está marcado para o dia 10 de março, sábado, às 20:30, no Centro da Memória Rio-Pardense, anexo superior ao Cine Colombo, devendo permanecer aberto à visitação pública até o dia 31 de março.

A exposição internacional ?Gráfica de Arte?, itinerante, a partir de São José do Rio Pardo deverá seguir para algumas outras cidades do Estado de São Paulo.

O destacado evento é a contribuição do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro para com as festividades alusivas ao aniversário de fundação de nossa cidade, 19 de março. Na noite de abertura da mostra será exibido o filme ?Italia Opera Unica?, produzido pelo ENIT ? Agenzia Nazionale Del Turismo, cujos protagonistas são as vinte regiões italianas. O evento conta com o apoio cultural do DESK Torino, representado por Giuseppe Lantermo di Torre di Montelupo, assim como do Patronato Enas Brasil, presidido por Mario Antonio Turnaturi.

Fonte:
Gazeta do Rio Pardo
Marcelo Trecenella