Festa di San Vito celebra la 10ª edizioneGiorno della Comunità Italiana all’Hopi Hari

15/07/2007

A Paróquia de São Vito, organizadora da Festa de Rua de São Vito, realiza nos finais de semana de 26 de maio a 1º de julho, a 10ª edição de uma das mais tradicionais festas italianas da cidade de São Paulo, onde recebeu cerca de 100 mil visitantes.

“O evento gratuito (apenas seão vendidos ingressos para a cantina) é uma homenagem da comunidade para o padroeiro São Vito, que teve origem no Brasil com a chegada dos imigrantes provenientes de Polignano A’Mare, Itália, no final do século XIX. Grande número deles se estabeleceu no bairro do Brás, local onde ocorre a festa popular”, afirma o Diácono Alfredo Meletti, representante da Paróquia. A principal atração é a gastronomia regional – 25 barracas e a cantina, agora coberta, abrigam as “mammas” que apresentam o festival da culinária pugliesa – ficazzellas, focazzas, gimirelllas e o tradicional spaghetti al sugo.

A novidade este ano é o amplo espaço reservado à cultura. São 800 m², onde ocorre uma exposição sobre a vinda dos italianos ao país, em parceria com o Museu do Imigrante, e uma mostra fotográfica sobre pontos turísticos da cidade. A autoria é de menores carentes orientados pelo fotógrafo Tuca Vieira.

“Esta celebração tem como principal objetivo atender às necessidades da comunidade local. Toda a renda da festa será destinada às obras sociais, como a implantação de novas frentes pastorais – grupos de Catequese e Crisma, equipe de liturgia e inclusão digital, a montagem de um consultório dentário nas dependências da Paróquia e o auxílio a famílias carentes”, afirma Meletti. “Além disso, será possível dar continuidade às reformas da Paróquia para receber melhor nossos visitantes com novo sistema de som e adequação dos espaços”, ressalta o Diácono.

A Câmara Ítalo-Brasileira apóia a realização da festa juntamente com as empresas associadas Ceratti e Zini.

Telefone para informações: 3227.2296