III Settimana della Cucina Regionale Italiana: Viaggio attraverso i sapori e i saperi dell’Italia

23/09/2014

São Paulo, 18 ~ 25 Outubro 2014
 
Este evento se enquadra entre as atividades promocionais que o ICE-Agenzia desenvolve em favor dos produtos alimentícios italianos no Brasil.
 
Embora o mercado ainda apresente obstáculos devidos a barreiras visíveis ou invisíveis, existem, todavia, elementos em rápida evolução que delineiam suas potencialidades e que vão do crescimento da renda ao alargamento da classe médio-alta; da presença de uma vasta comunidade de origem italiana à popularidade da nossa cozinha.
 
Sobre estas e outras potencialidades vale a pena, em nossa opinião, investir antecipadamente em relação à concorrência.
 
A situação atual estimula a privilegiar-se o canal Horeca e, particularmente, o dos restaurantes
italianos, enquanto campo, onde prioritariamente pode-se agir mais eficazmente sobre os hábitos, ainda não consolidados, da clientela brasileira.
 
Em São Paulo contam-se mais de 330 restaurantes especializados na cozinha italiana, dos quais 83 já foram certificados com a marca de qualidade “Ospitalità Italiana”.
 
O Projeto da “Semana da Cozinha Regional Italiana” nasce do esforço conjunto que, além do ICEAgenzia, envolve ainda a Embaixada da Itália, o Consulado de São Paulo, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o Enit, a Câmara de Comércio de São Paulo, o I.C.I.F, a Academia Italiana de Cozinha e, naturalmente, 20 restaurantes da cidade.
 
Este projeto unitário de marketing propõe-se, partindo da promoção da gastronomia regional italiana, como veículo de conhecimento dos “sabores e saberes” que se escondem por detrás das excelências alimentícias italianas e que surgem a partir do território, da cultura, das tradições, dos ofícios e da especialização produtiva.
 
O projeto se destina, portanto, à promoção não apenas da gastronomia e dos produtos alimentícios, mas também do conhecimento do território e da sua cultura, através de um marketing do tipo esperiencial a ser desenvolvido a partir de uma plataforma constituída pelos vinte restaurantes de São Paulo engajados nesta ação promocional.
 
Os objetivos a que nos propomos são os seguintes:
 
– a educação da clientela a respeito da verdadeira cozinha italiana, evidenciando o estreito casamento entre a qualidade dos produtos alimentícios, dos processos produtivos e seus territórios de procedência;
– a promoção da cozinha e dos produtos italianos de qualidade através dos restaurantes autênticos e da colaboração dos importadores brasileiros de produtos certificados e de qualidade;
– o conhecimento do território, da cultura e das tradições italianas;
– a elaboração de um projeto – único em relação à concorrência! – que possa transformar-se num encontro fixo, aperfeiçoando-se e enriquecendo-se no futuro, graças às sinergias entre as instituições públicas e privadas.
 
Deste modo estamos convictos de que incrementaremos o nosso espaço tradicional de mercado, criando e conquistando uma nova demanda e cercando uma concorrência que permanece ainda pouco diferenciada, numa homogeneidade de oferta idêntica e convencional.
 
O projeto prevê:
 
– presença de uma dezena de chefs italianos que apoiarão outros tantos restaurantes de São Paulo;
– publicidade em revistas especializadas;
– uso coordenado de 4 Agências de Comunicação;
– promoção do evento em todas as redes sociais dos organizadores;
– elaboração de 20 cardápios regionais;
– criação e impressão de material promo-publicitário;
– distribuição de material turistico;
– evento para a imprensa especializada;
– evento cultural;
– promoção, junto aos restaurantes participantes, de produtos de qualidade italianos.
 
Os vinte restaurantes engajados nesta ação promocional são:
 
AGUZZO – SICíLIA
BUTTINA – BASILICATA
CASA SANTO ANTONIO – VENETO
CIRCOLO ITALIANO – VALLE D´AOSTA
FRICCÒ – UMBRIA
LA MADONNINA – LOMBARDIA
LA QUOTTIDIANA – FRIULI VENEZIA GIULIA
MAREMONTI – CAMPANIA
PASQUALE – PUGLIA
PETTIROSSO – LAZIO
PISELLI – PIEMONTE
POMODORI – CALABRIA
POSITANO – TRENTINO ALTO ADIGE
SANTO COLOMBA – SARDEGNA
SENSI – MOLISE
SPADACCINO – EMILIA ROMAGNA
SUPRA – MARCHE
TRE BICCHIERI – TOSCANA
VINHERIA PERCUSSI – ABRUZZO
ZENA – LIGURIA