6ª Settimana del Cinema Italiano. San Paolo assiste al meglio del Cinema Italiano 2010

12/11/2010

 

SÃO PAULO VÊ O MELHOR DO CINEMA ITALIANO 2010 A 6ª Semana Pirelli de Cinema Italiano traz a São Paulo obras inéditas e homenageia os 20 anos da morte do grande ícone do cinema italiano, Ugo Tognazzi 

SÃO PAULO, DEZEMBRO DE 2010. Com abertura oficial na noite de 16 de novembro, a 6ª edição da Semana Pirelli de Cinema Italiano foi inaugurada na FAAP com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca e do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili. O consagrado festival realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, com o patrocínio da Pirelli, trouxe as mais recentes e premiadas obras cinematográficas realizadas nos últimos dois anos na Itália, e teve a presença de importantes ícones do cinema italiano: o diretor e ator Kim Rossi Stuart, e a cineasta Maria Sole Tognazzi.

   A cerimônia de abertura também contou com as presenças do Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Edoardo Pollastri, do CEO da Pirelli, Guillermo Kelly e do Diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, Prof. Rubens Fernandes Jr., que destacaram a importância do evento no calendário das ações culturais do Estado de São Paulo, e principalmente, as oportunidades oferecidas no desenvolvimento do projeto, tanto pela parte cultural por meio de mostras e workshops, quanto pelo aspecto comercial que visa as coproduções entre os dois países.

  Na ocasião foi exibido o trailer do filme “Meu País”, de André Ristum, uma coprodução entre a brasileira Gullane Filmes e a italiana Verdeoro, que será lançado em 2011 durante o “Momento Itália – Brasil”. Os produtores, Fabiano Gullane e Daniele Mazzocca, enfatizaram a importância da iniciativa e do papel que a Câmara desenvolve ao aproximar instituições competentes do setor e produtoras cinematográficas para a concretização de iniciativas como essa.

O filme é estrelado por Rodrigo Santoro que recebeu das mãos do Embaixador La Francesca a cidadania honorária da cidade italiana de Paola, onde seu pai nasceu.  Participaram do evento importantes representantes da comunidade italiana no Brasil, autoridades italianas e brasileiras, jornalistas, formadores de opinião, artistas, produtores e distribuidores cinematográficos.

A abertura foi coroada com a exibição do filme “Questione di Cuore” de Francesca Archibugi, com atuação de Kim Rossi Stuart que conquistou o prêmio de melhor ator no Festival de Valencia.

 A delegação italiana que esteve no Brasil para a promoção da 6ª Semana Pirelli de Cinema Italiano, composta por importantes nomes do cenário cinematográfico italiano, veio a São Paulo para a realização de palestras e workshops com o intuito de viabilizar coproduções: o Conselheiro para o Cinema do MiBAC (“Ministero dei Beni e Attività Culturali”), Prof. Mario La Torre, o Diretor do “Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma – Cineteca Nazionale”, Marcello Foti, a Diretora da RomaLazio Film Commission, Cristina Priarone, a representante do Diretor Geral para o Cinema do MiBAC, Chiara Fortuna, o produtor e conselheiro técnico da Câmara na Itália, Daniele Mazzocca e o produtor italiano da Arancia Films, Simone Bachini De 16 a 19 de novembro foram exibidos, gratuitamente, no Campus da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) os filmes para estudantes e público interessado.

 Também foram realizados debates com a participação da delegação italiana e dos cineastas brasileiros: Fabiano Gullane (Gullane Filmes), Matias Mariani (Primo Filmes) e César Augusto Meneghatti (diretor do documentário Copa Rimet) evidenciaram assuntos emergentes como a produção conjunta entre os dois países, catalisada por iniciativa das edições anteriores da Semana Pirelli, das ações da Câmara Ítalo-Brasileira e acordos de coprodução entre Brasil e Itália, em workshops abertos a estudantes e profissionais da área. 

De 19 a 26 de novembro aconteceram as exibições em circuito comercial no Cine Belas Artes, às 18h30 e 21h, da “Retrospectiva Ugo Tognazzi” com filmes raros ou inéditos até mesmo em locadoras no Brasil: I mostri (Os monstros, 1963) e In nome del popolo italiano (Em nome do povo italiano, 1971), de Dino Risi; Il mantenuto (1961), com Tognazzi atuando e dirigindo; Il magnifico cornuto (O magnífico traído, 1964), de Antonio Petrangeli.  De 26/11 a 02/12, às 19h e 21h30, o Cinemark dos shoppings Iguatemi e Pátio Paulista apresentaram alternadamente dez produções italianas escolhidas entre as de maior repercussão no mercado internacional em 2009 e 2010: “Alza la testa” de Alessandro Angelini, “Baciami ancora” de Gabriele Muccino, “Basilicata Coast to Coast” de Rocco Papaleo, “Dieci Inverni” de Valerio Mieli, “Happy Family” de Gabriele Salvatores, “L’uomo che verrà” de Giorgio Diritti, “La nostra vita” de Daniele Luchetti, “Mine vaganti” de Ferzan Ozpetek, “Questione di cuore” de Francesca Archibugi, “Piede di Dio” de Luigi Sardiello e o documentário “Rimet – L’incredibile storia della Coppa del Mondo” de César Augusto Meneghetti, Filippo Macelloni e Lorenzo Garzella (exibido somente na FAAP)  “Retrato de meu pai” de Maria Sole Tognazzi, documentário sobre o ator e diretor Ugo Tognazzi (1922 – 1990) abriu o ciclo de exibições e palestras da 6ª Semana Pirelli de Cinema Italiano  16 de novembro – Maria Sole Tognazzi abre o evento, na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, com a exibição de “Ritratto di mio padre” (Retrato de meu pai), documentário que dirigiu e abriu o V Festival de Cinema de Roma, em 27 de outubro de 2010, dia que marcou os 20 anos da morte do pai, Ugo Tognazzi.

O documentário traz cenas da vida privada de Ugo, do ator no set de filmagens e dos filmes que o projetaram como um dos maiores nomes do cinema italiano, entre eles Il Magnifico Cornuto (O Magnífico Traído), I Mostri (Os Monstros), Il Mantenuto (Onde os pecados se cruzam) e In Nome del Popolo Italiano (Em Nome do Povo Italiano). Após exibição seguiu uma conversa da diretora com estudantes e convidados sobre o documentário, seu terceiro longa metragem – Maria Sole também dirigiu Monica Bellucci e Ksenia Rappoport em L’Uomo Che Ama (O homem que ama), que em 2008 abriu o Festival de Roma. Emocionada, Maria Sole falou sobre a ausência do pai na sua infância devido ao trabalho e a grande oportunidade que teve em dialogar com ele durante todo o processo de pesquisa que fez para a realização deste documentário. http://www.cinemaitaliano.com.br/  

 

 

 

PELA 6ª VEZ NO BRASIL, O MELHOR DO CINEMA ITALIANO

Cultura e entretenimento fazem parte da 6ª Semana de Cinema Italiano, que une as melhores mostras, workshops e seminários

SÃO PAULO, NOVEMBRO DE 2010

Começa em São Paulo a 6ª Semana de Cinema Italiano, principal evento do cinema italiano no Brasil. Com abertura oficial em 16 de novembro, o consagrado festival realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, com o patrocínio da Pirelli, promete trazer as melhores e mais recentes obras cinematográficas da Itália, grandes cineastas, workshops e seminários, proporcionando não apenas um festival de cinema, mas uma verdadeira celebração de arte e cultura italiana.

O festival trará uma delegação de peso com nomes como Kim Rossi Stuart, famoso ator italiano de uma nova safra que o vê como o novo “Mastroianni”. A cineasta Maria Sole, filha do aclamado Ugo Tognazzi (1922 – 1990) também estará presente para abrir, também dia 16, a retrospectiva que será dedicada ao pai, com o documentário “Ritratto di Mio Padre”.

Além disso, de 16 a 19 de Novembro, a delegação, também composta por técnicos do setor, participará de workshops e seminários na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), onde também haverá exibições de alguns dos filmes da mostra.

Um dos destaques do evento será a entrega do Prêmio Pirelli de Cinema Italiano para a produção mais votada pelo público e pelos jurados. No valor de R$ 30 mil, o prêmio deverá ser utilizado na distribuição e divulgação do filme vencedor no Brasil.

Durante a 6ª Semana de Cinema Italiano em São Paulo, o Cine Belas Artes (de 19 a 25 de Novembro) brindará o público com filmes em homenagem a Ugo Tognazzi, aos 20 anos de sua morte. Já as salas do Cinemark do Shopping Iguatemi e Pátio Paulista, de 26 de Novembro a 2 de Dezembro, exibirão 10 das mais recentes obras cinematográficas italianas.

O evento tem a finalidade de promover o intercâmbio cultural e de coproduções entre os dois países e mostrar a importância da exibição de diversas produções cinematográficas italianas.

Programação:

http://www.cinemaitaliano.com.br/6semana/programacao.php