2º PRÊMIO PIRELLI DE CINEMA ITALIANO. 8 de dezembro, 19h30 no Cinemark Iguatemi
03/12/2010
PRÊMIO PIRELLI DE CINEMA ITALIANO CHEGA AO SEGUNDO ANO
E SERÁ ENTREGUE PARA O FILME VENCEDOR DA 6ª EDIÇÃO DA MOSTRA
Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano elege o melhor filme do ano, dentre as dez produções exibidas pela 6ª Semana Pirelli de Cinema Italiano em São Paulo. A cerimônia acontecerá no dia 8 de dezembro, às 19h30, no Cinemark do Shopping Iguatemi, com apresentação de Edoardo Pollastri, Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura e Mário Batista, Diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli.
O prêmio, no valor de 30 mil reais, é destinado à distribuição do filme vencedor no Brasil, eleito por um júri composto pelos professores da FAAP Rubens Fernandes Jr., Eliseu Lopes Filho e Máximo Barro. Cabe a eles a escolha entre as três produções mais votadas pelo público. Após a cerimônia, o filme premiado será exibido para convidados.
Com curadoria de Erica Bernardini, os indicados ao prêmio são:
ALZA LA TESTA (Levante a cabeça) – Itália, 2009
Vencedor do Prêmio Marco Aurelio d'Argento de melhor ator para Sergio Castellito, Alza la testa conta a história do pai solteiro Antonio Mero, ex-pugilista amador que sonha que seu filho Lorenzo se torne campeão de boxe. O filho é fruto do relacionamento de Mero com a albanesa Denise. Ao treinar o filho para as lutas de boxe, Mero também o prepara para encarar as surpresas da vida, como a volta de sua mãe, Denise, e o envolvimento com a jovem Ana.
BACIAMI ANCORA (Beija-me outra vez) – Itália, 2010
Com trilha sonora composta pelo cantor e compositor pop italiano Jovanotti (Lorenzo Cherubini) e premiada pelo Davi de Donatello 2010, o filme de Gabriele Muccino narra a continuação de L’Ultimo Bacio (O Último Beijo), do mesmo diretor. Grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Xangai deste ano, o filme Baciami Ancora reflete sobre amor e amizade, na história do mesmo grupo de amigos do primeiro filme, agora aos 40 anos de idade, em busca do sentido da vida.
@
BASILICATA COAST TO COAST (Basilicata Costa a Costa) – Itália, 2009
A comédia musical Basilicata Coast to Coast debutou o ator italiano Rocco Papaleo como diretor. O musical embala a história de uma banda de amadores, que se reencontram depois de dez anos sem tocar juntos. É na época do verão, em Basilicata, que decidem despertar novamente suas paixões pela música, participar de um festival, e atravessar a pé toda a região entre os mares Tirreno e Jonico.
DIECI INVERNI (Dez invernos) – Itália/Rússia, 2009
Entre a Rússia e a Itália foi gravado o longa metragem que rendeu a Valerio Mieli dois prêmios de diretor revelação: Prêmio Nastro d'Argento 2010 e Prêmio Davi di Donatello 2010. O filme conta a história de Camila, uma estudante de literatura russa recém-chegada a Veneza, que viverá um romance com o jovem Silvestro. De Veneza a Moscou, o casal vive uma história de amor que durará seus próximos dez invernos, até que ingressem na vida adulta.
HAPPY FAMILY – Itália, 2010
Último filme do famoso diretor e roteirista Gabriele Salvatores, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Mediterraneo (2001), Happy Family é o diário de um narrador, mascarado numa comédia, que fala do medo de ser feliz e da mudança de vida por algo que não se conhece. O retrato de duas famílias italianas que cruzam seus caminhos por conta do casamento de dois filhos culmina na morte do narrador Ezio. Premiado por Melhor Montagem pelo Nastro d’Argento 2010.
LA NOSTRA VITA (A nossa vida) – Itália, 2010
La nostra vita, de Daniele Luchetti, retrata a vida do proletariado italiano por meio da história de Claudio, um operário que trabalha na periferia de Roma, pai de dois filhos, que perde a esposa de maneira inesperada. Pela interpretação de Claudio, o ator Elio Germano ganhou o Nastro d’Argento de melhor ator e nada menos que o Cannes 2010, dividido com Javier Barden pela performance em Biutiful, de Iñarritu.
MINE VAGANTI (Imprevisível) – Itália, 2010
Vencedor do Festival Internacional do Cinema de Berlim 2010, o último filme do diretor turco-italiano Ferzan Ozpetek trata o homossexualismo em uma comédia italiana filmada na região da Puglia, sul da Itália. Os dois filhos da família Cantone, tradicional dona de uma fábrica de massas, Tommaso e Antonio, decidem revelar sua homossexualidade quase simultaneamente. Mine Vaganti foi aplaudido pelo público no Festival do Rio 2010.
QUESTIONE DI CUORE (Questão de coração) – Itália, 2009
Inspirado no romance homônimo do escritor Umberto Contarello, o último filme de Francesca Archibugi rendeu o prêmio de Melhor Ator na Mostra de Valência 2010 para Kim Rossi Stuart, que interpreta um operário pai de família que está prestes a morrer. Após um ataque cardíaco, o personagem de Kim, Angelo, conhece o roteirista Alberto no hospital, que sofre o mesmo dilema e logo se torna um amigo indispensável na vida do jovem.
L’UOMO CHE VERRÀ (O homem que virá) – Itália, 2009
Multipremiado no Festival de Roma, inclusive como Melhor Filme Italiano, e grande vencedor dos Prêmios Davi di Donatello, Nastro D’Argento e Marc’Aurelio 2010, L’Uomo che verrá reconstitui um dos piores massacres italianos causados durante a II Guerra Mundial, o Marzabotto. Dirigido por Giorgio Diritti, o filme conta a história do ataque em massa cometido por oficiais nazistas em 1944, na região do Monte Sole, Norte da Itália, sob a ótica da menina Martina, de apenas 8 anos de idade.
RIMET – L’INCREDIBILE STORIA DELLA COPPA DEL MONDO (Rimet – A incrível história da Copa do Mundo) – Itália/Argentina, 2010
Filmado no Brasil, Inglaterra, Espanha, Itália, Uruguai e Argentina, o documentário reúne entrevistas com testemunhas e peritos sobre os acontecimentos que permeam a história de Taça Jules Rimet, do início do século XX até hoje. O documentário Rimet – L’Incredibile storia della coppa del mondo tem direção de César Augusto Meneghetti, Lorenzo Garzella e Filippo Macelloni.
PIEDE DI DIO (Pé de Deus) – Itália, 2008
Sob direção do escritor e diretor Luigi Sardiello, a comédia Piede di Dio relata a história de Elia, jogador de futebol de apenas 18 anos que será reconhecido e agenciado por Michele – caçador de talentos interpretado pelo ator e comediante italiano Emilio Solfrizzi. Apresentada pelo produtor Enzo Porcelli, a comédia mostra o universo que envolve agentes, viagens e conquistas de um jogador de futebol.
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
InterComunique Assessoria de Relações Institucionais, com Julia Bolliger.
Mailto: julia@comunique.srv.br. Fone 11 3812 2780 / Cel 7892 3657
www.cinemaitaliano.com.br