Parceria bilateral

20/01/2011

Encontros da Italcam ressaltam importância do projeto “Desenvolvimento Sustentável Bilateral”

O objetivo é dar continuidade ao projeto em 2011, com a participação proativa de profissionais e demais interessados em fomentar a sustentabilidade

Para formar uma pauta que ajude na promoção do projeto “Desenvolvimento Sustentável Bilateral”, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, está realizando reuniões com profissionais e especialistas interessados na elaboração de ações que ajudem, tanto o Brasil quanto a Itália, a evoluir em relação às boas práticas ambientais, especialmente, para o fomento da economia verde. As reuniões têm como objetivo dar seqüência ao projeto, realizado com relevante sucesso em 2010 por meio da participação em eventos, como a Fimai – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade e os seminários que tiveram início durante a feira com o objetivo de promover e facilitar projetos de empresas italianas e brasileiras com a difusão da cultura do “Green Economy”.
Para reforçar esse intuito, no dia 17 de janeiro de 2011, Francesco Paternò, secretário geral da Italcam e Gabriele Tusa, diretor do Desk Green Economy; receberam, no auditório da Câmara Ítalo-Brasileira, no Edifício Itália, em São Paulo, SP, representantes de entidades públicos e privadas, para apresentarem os principais resultados alcançados até o momento e quais são as perspectivas da entidade para 2011.
Paternò iniciou a apresentação mostrando as principais ações realizadas em 2010 e seus resultados. Segundo ele, apesar do pouco tempo de execução, o desempenho foi razoável de acordo com a programação estipulada para o projeto. “Evidentemente, que após iniciado o projeto, estamos contando com o ‘efeito dominó’ que essas ações irão proporcionar de agora em diante, por isso estamos realizando essas reuniões, para que possamos juntar esforços através de apoios e parcerias que, certamente, serão importantes para darmos andamento neste projeto”, salientou.
Portanto, Paternò ressaltou que a Italcam está aberta para receber manifestações que possam agregar valor as propostas de 2011 e conta com a colaboração proativa de todos os interessados para dar continuidade ao projeto. Desta forma, ele destacou que temas como a Reciclagem de Resíduos (sólidos e eletrônicos), energias alternativas e renováveis e construção sustentável (arquitetura), a redução da emissão de carbono ainda serão destaques em 2010 e informou que, além disso, novos temas poderão ser trabalhados, como é o caso da Agricultura Sustentável e Patrimônio Cultural Gastronômico, Transporte Sustentável, bem como a possibilidade de promoção de investimentos italianos ligados a mercados sustentáveis, destacadamente em cadeias de construção sustentável, incluindo a cooperação na realização de eventos e elaboração de publicações voltadas ao público empresarial, ações de melhoria do ambiente de negócios no Estado, com foco na cooperação para acompanhamento legislativo ambiental entre Brasil, Itália e União Européia, entre outras possibilidades a serem discutidas.
Tusa, diretor do Desk Green Economy, por sua vez, reforçou que o trabalho da Câmara é fomentar o país de origem junto ao país de destino, portanto, é importante que haja uma harmonia para o favorecimento de ambos os países em prol da sustentabilidade e a Câmara tem trabalhado para fomentar esse intercâmbio, por isso a tendência desse projeto é que dure muitos anos. “Estamos só começando os trabalhos, pois nossa proposta é que esse projeto seja de longo prazo, sempre atendendo as mudanças políticas e da sociedade”, explicou. Tusa contou ainda sobre o acordo da Italcam com o governo do Pará e a participação da entidade em alguns eventos importantes que vão acontecer no país este ano.

Para participar das reuniões e/ou enviar sugestões que possam contribuir com a programação do projeto “Desenvolvimento Sustentável Bilateral”, basta enviar uma mensagem para o e-mail: deskgreeneconomy@italcam.com.br .