I Seminário Ítalo – Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação

26/11/2012

O Instituto de Física de São Carlos – IFSC – recebeu nos dias 21 e 22 de novembro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, o I Seminário Ítalo-Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação, um evento organizado conjuntamente pela Agência USP de Inovação e pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM), com a colaboração direta do CEPOF – Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica e INOF – Instituto Nacional em Óptica e Fotônica, entidades estas que se encontram sediadas no IFSC-USP.

A cerimônia de abertura deste evento, que antecedeu os trabalhos científicos, decorreu na manhã do dia 21 de novembro, com o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador da Agência USP de Inovação / Coordenador do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CePOF – IFSC – USP / Coordenador do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica – INOF – IFSC – USP, e responsável pelo evento, dando as boas vindas aos participantes. Na sua alocução, Bagnato referiu-se à importância e à necessidade da inovação e do desenvolvimento tecnológico estarem sempre presentes no seio da sociedade, principalmente em termos empresariais.

Para o organizador do evento, Inovação é uma palavra muito bonita e está de alguma forma em moda, mas agregada a ela tem que haver outra – Conhecimento.

Quanto ao evento, propriamente dito, o Prof. Vanderlei Bagnato referiu que as relações com a Itália resumem-se a uma questão de paixão, atendendo a que o Brasil tem em sua cultura a marca de Itália, já que foram os italianos que fizeram a história industrial do estado de São Paulo.

O segundo orador desta cerimônia de abertura foi o Dr. Edoardo Pollastri, Presidente da ITALCAM e senador italiano (mandato 1006-2008), que agradeceu o convite feito para participar no seminário, tendo-se manifestado extremante contente por regressar a uma cidade que lhe outorgou o título de cidadão honorário da cidade de São Carlos, onde 50% de sua população são descendentes de italianos. Falou sobre o êxodo de milhões de italianos para o exterior, entre os séculos XIX e XX, principalmente para a América do Norte e América do Sul, tendo referido que eles contribuíram decisivamente para o desenvolvimento dos países que os receberam. Referiu-se ainda à atual crise europeia e à forma como a Itália escapou dela, tendo apelado aos empresários descendentes de italianos que invistam em seu país.
Esta cerimônia de abertura do I Seminário Ítalo – Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação encerrou com a entrega de medalhas especiais atribuídas pela ITALCAM aos Profs. Drs. Vanderlei Bagnato, Antonio Carlos Hernandes, Diretor do IFSC, Yvonne Mascarenhas e Sérgio Mascarenhas, pesquisadores pioneiros da física em São Carlos, e Elson Longo, em representação das comunidades acadêmicas da UFSCar e da UNESP.

Por seu turno, o Prof. Vanderlei Bagnato ofereceu uma placa comemorativa do evento, em nome da comunidade do IFSC e da cidade de São Carlos ao Dr. Edoardo Pollastri.

O evento teve a participação de várias e importantes empresas expositoras, e aconteceu nos dias 21 e 22 de Novembro 2012 nas dependências do Auditório Sergio Mascarenhas – Instituto de Física – USP de São Carlos(SP) –  com o apoio da Agência USP de Inovação e Instituições parceiras, onde coordenador da Agência USP de Inovação Prof Dr Vanderlei Salvador Bagnato, e o Presidente  Dr Edoardo Pollastri abriram os trabalhos do Seminário Italo Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo classificado pelos cientistas, empresários e participantes, como um dos melhores Seminário do gênero.