“I Love Sicily: Cultura, Mostras, Economia, Sabores – de 26 a 28/9/13”
A Usef – União Siciliana Emigrantes e família, coordenação Brasil organizará de 26 a 28 de setembro de 2013 um encontro dedicado a Sicilia, a sua cultura, as suas tradições e a sua enogastronomia.
A idealização e a realização deste evento nascem do desejo de promover e divulgar aos milhões de brasileiros que moram na cidade de São Paulo, a nossa amada Sicilia e tudo aquilo que ela pode oferecer ao público da América do Sul. A Sicilia … Patrimônio imenso de historia, berço único de bens culturais, arquitetônicos e monumentais, ilha que combina cultura e paisagem natural que fascina e encanta todos os visitantes que lá estiveram que tem como desejo vivo retornar para reviver as emoções vivenciadas durante a permanência local, além de reapreciar nossa produção típica e sua reelaborarão gastronômica, que, historicamente destingiu a Sicilia agrícola por sua qualidade e por sua capacidade de inovar.
Vinho, azeite, farinha di bicos, trigo, frutas cítricas, queijo, frios, e muitos outros produtos, únicos pelo sabor e pela qualidade que consentiram aos nossos chefes de poder realizar uma das melhores e renomadas cozinhas do mundo.
A famosa cozinha mediterrânea… bem imaterial da humanidade, assim como não podemos deixar de citar as delicias de nossa doceria, a cassata siciliana, os cannolis, as granitas, o sorvete… sabores inigualáveis e inesquecíveis.
Entre os objetivos deste evento existe obviamente o desejo de propiciar a nossa comunidade, e a todos, de poder conhecer, reviver, relembrar e rever e apreciar sons e vozes de um tempo distante, mas sempre conservados com afeto no coração do povo siciliano que vive no estrangeiro, de poder então, degustar sabores antigos e inesquecíveis, poder apreciar o aroma dos pratos de infância, a delicia dos doces caseiros, portanto, o que de melhor a Sicilia tem para oferecer.
Será apresentada também durante os três dias de encontro, uma exposição fotográfica sobre a Sicilia produzida por: – Gianni Nuccio, renomado fotógrafo de nível internacional que com suas fotos levou a Sicilia ao o mundo todo por meio de suas publicações nas mais importantes revistas de turismo e de gastronomia, além de exibições itinerantes pelo mundo, passando da tradição culinária as esplêndidas paisagens naturais que melhor a caracterizam.
– Paolo Barone Classe 1951, catanese com metade de sua vida passada em Bologna antes de voltar a Sicilia. Fotógrafo por acaso depois de ter abandonado, quase no final do curso, a faculdade de medicina, descobriu, em sua insatisfação da pintura a óleo, a mais de trinta anos a magia do filme. Desde então, colocou na arte de fotografar sua pesquisa, sua paixão e sua necessidade de se expressar. Confirmando seu talento, além de inumerável presença em revistas nacionais e estrangeiras, uma forte expressão editorial: livros fotográficos sobre a Sicilia, Emilia Romagna, o Brasil e brochuras de divulgação à promoção territorial. Exposição pessoal na China (Pequim), Uruguai (Montevidéu), Brasil (São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro), Alemanha (Colônia), Inglaterra (Londres) e na Itália (varias).
– Bruno Campolo, artista renomado pela sua exclusiva fotografia dedicada a Ustica, a pérola do Tirreno, eterniza o mar em todas as suas mais esplêndidas expressões, cenários exclusivos, ambiente terrestre integrado as ondas marinhas de tempestade, mar de tranquilidade e por do sol indescritível pela beleza única. Ustica apresentada de um filho seu que dedicou todo seu empenho social e cultural em favor de sua terra.
– Pasquale Vaccaro, fotógrafo e pintor que ama apresentar o Vale do Jato e o alto Vale do Belice, soube com suas fotos demonstrar na melhor maneira o território de sua infância e de sua idade adulta. Apresentam os dois vales em toda sua beleza monumental, natural e arqueológica.
Para inaugurar a exposição fotográfica, contaremos com a presença de autoridades institucionais – italiana e brasileira, intervirá o jornalista da Repubblica, Eleonora Lombardo convidado diretamente da Itália, da Associação Usef e do Instituto Italiano de Cultura em São Paulo, para apresentar também o livro “Una Lama di Luce” de Andrea Camilleri, importante persone da literatura e da narrativa italiana atual, será altresì apresentado o mesmo filme, transposição de tudo aquilo que ele conta no papel de o Comissário Montalbano.
Durante os três dias dedicados a Sicilia será prevista também uma palestra sobre o tema.
“A Sicilia no Brasil, perspectivas para o desenvolvimento do intercâmbio econômico e social” foram convidados: os três deputados italianos eleitos na “Circoscrizione America do Sul”, deputados italianos e sicilianos bem como os deputados federais e estaduais de origem italiana eleitos no estado de São Paulo no congresso federal. Indispensável será também a presença de economistas, operados empenhados no âmbito social especialistas em procedimentos internacionais para a assistência das empresas italianas e brasileiras.
O evento se concluirá com um jantar de gala, no dia 28 setembro de 2013, momento especial, no qual estarão presentes cerca de 300 pessoas, entre as quais se destacam os públicos brasileiro e siciliano como jornalistas, compradores e operadores de turismo, que se deliciarão de um rico cardápio siciliano coordenado e preparado pelo chefe internacional Alessandro Dirienzo, (Federazione Cuochi Italiani in Brasile) por sua origem messinesi e por sua parti colar atenção no que diz respeito à cozinha tradicional siciliana.
É importante ressaltar que o objetivo principal deste evento é promover e divulgar a excelência siciliana ao povo brasileiro e as famílias sicilianas emigradas no Brasil, queremos enfatizar que a maior parte dos produtos que serão consumidos no jantar: massa, vinho, azeite, farinha de grão de bico, doces, passiti e limoncelli serão selecionados entre os melhores produtores sicilianos, e importados justamente.