Evento em comemoração dos 110 anos da Câmara de Comércio , Indústria e Agricultura

09/08/2012

“1902-2012: 110 ANOS DA CÂMARA ÍTALO-BRASILEIRA DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E AGRICULTURA”

No dia 18 de Setembro de 2012, foi realizado um Jantar Especial, no Circolo Italiano, em São Paulo, em comemoração aos os 110 anos da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM) com a presença de mais de 300 convidados, entre associados e importantes autoridades italianas e brasileiras do universo político, comercial, cultural e social.
Durante o evento foi distribuída a edição especial da Revista Affari que ilustra os 110 anos da fundação da ITALCAM mediante os fatos de maior relevância durante o período da sua insistência. O evento também contou com a participação do candidato à Prefeitura de São Paulo, José Serra, que destacou a construção da cidade com a vinda dos italianos.
    Na ocasião, também foi outorgado o “Colar do Mérito da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura” (Decreto nº 57.739, de 17 de janeiro de 2012, disposto pelo Governo do Estado de São Paulo), a cinco ilustres personalidades que colaboram proficuamente para o bom relacionamento entre o Brasil e a Itália. Os homenageados são: Ministro Luiz Fernando Furlan, Embaixador Angelo Andrea Matarazzo, Cavaliere di Gran Croce Luigi Papaiz (in memoriam), Comendador Sergio Comolatti e Dr. Achille Marco Marmiroli (associado mais antigo da ITALCAM).
Como importante catalisador e fomentador das relações bilaterais, a ITALCAM deseja compartilhar esse momento único que representa a capacidade italiana de trabalhar e empreender, atravessando a história, grandes realizações que têm aproximado os dois territórios.

Perfil dos homenageados:

Achille Marmiroli

Nasceu na Itália em 1926. Chegou ao Brasil em 1954, enviado pela empresa Liquigás, que estava se estabelecendo no país. “Meu trabalho na época era o que hoje uma consultoria faz: estudar o mercado. Antes, porém, tive de aprender a língua, a principal barreira aos imigrantes na época”, explica. Em 1959, Marmiroli desligou-se da Liquigás e transferiu-se para a também italiana Pibigás do Brasil como diretor-superintendente até 1975. De lá para cá, vem atuando como consultor empresarial. Na comunidade italiana foi conselheiro e vice-presidente do Circolo Italiano de São Paulo. É conselheiro fiscal da Italcam, foi consultor da Região Emilia Romagna durante 15 anos e é delegado honorário da Accademia Italiana della Cucina, seção de São Paulo. Ele é um dos mais antigos membros da Italcam, ainda ativo. “Acho que a lembrança do meu nome está associada a todos os anos que me dediquei a ajudar no intercâmbio cultural dos dois países”, acredita.

Sergio Comolatti

Paulista, Sergio Comolatti é formado em administração de empresas e tem
especialização em finanças. Em 1991, assumiu a empresa fundada por seu pai há 55 anos e que hoje é líder em alguns segmentos do mercado automotivo e nos segmentos imobiliário e de gastronomia – a família Comolatti é dona de um dos espaços mais prestigiados de São Paulo, o Terraço Itália. A história da família no Brasil teve início na década de 1940, quando o pai de Sergio, vindo da Itália, comprou um caminhão e passou a transportar combustível. Em 1957, abriu uma loja de autopeças para caminhões Alfa Romeo que levava o seu nome, a Evaristo Comolatti. Sobre a homenagem, Comolatti diz que ela tem um “significado especial”. “Por mais simples que venha a ser minha contribuição com o desenvolvimento das relações econômicas e culturais que envolvem o Brasil e a Itália, este reconhecimento estimula e inspira a busca constante da maior integração entre os países”, diz. Sergio é membro do conselho consultivo da IITALCAM desde 1996. Foi também vice-presidente entre 1989 e 1995 da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças.

Andrea Matarazzo

Sobrinho-bisneto do conde Francesco Matarazzo, que chegou ao Brasil em 1886, Andrea Matarazzo nasceu em São Paulo. Foi secretário de Estado da Cultura de São Paulo de maio de 2010 até abril de 2012. Nos vinte anos de vida pública, teve experiência nas três esferas de poder. Foi Secretário de Política Industrial, Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República e Embaixador do Brasil na Itália. Quarta geração dos Matarazzo no Brasil, Andrea acredita que, assim como na época em que seus familiares chegaram aqui, o país continua oferecendo oportunidades para quem vem de fora. “Os imigrantes traziam uma enorme bagagem cultural, não só acadêmica e artística, mas de negócios. Souberam avançar e abraçar as oportunidades. Hoje é um País com grande potencial de crescimento, embora com muitos problemas. E, com a Itália e a Europa passando por um período de dificuldades, oferece novas oportunidades.” Sobre a homenagem, Andrea diz que a recebe com grande orgulho. “Mesmo sendo a quarta geração no Brasil não deixamos de ser italianos. É uma alegria esse reconhecimento”, diz.

Luigi Papaiz (in memorian)

Luigi Papaiz nasceu na Itália em 1924 e iniciou suas atividades industriais em 1947. Cinco anos depois, decidiu mudar-se para o Brasil em decorrência das dificuldades do pós-guerra. O industrial se estabeleceu primeiro no bairro de Vila Prudente, na zona Leste de São Paulo, onde montou sua primeira fábrica de cadeados e cilindros para móveis de escritório. Em 1966 fundou a Udinese para atender ao mercado da construção civil. Na década de 70, deu início à Papaiz com a produção de fechaduras residenciais. Em 1982 transferiu a indústria para as atuais instalações em Diadema (SP) e, em 2000, inaugurou a Papaiz Nordeste em Salvador, expandindo as atividades. Em 1992 recebeu o título “Cavaliere del Lavoro” e 1999 “Cavaliere di Gran Croce, concedidos pelo governo italiano, pelas suas realizações de empresário e pelas iniciativas sociais junto à comunidade ítalo-brasileira. Luigi faleceu em 2003, deixando à frente do grupo os filhos Sandra, Paolo e Roberta. Este ano, o Grupo Papaiz comemora 60 anos de atividades no Brasil.

Luiz Fernando Furlan

Descendente de italianos, o brasileiro Luiz Fernando Furlan é engenheiro químico e administrador de empresas. Entre 2003 e 2007 foi Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Antes disso, havia presidido o Conselho de Administração da Sadia (1993 a 2002). Em 2008 retornou a esse cargo, permanecendo até 2009, quando foi eleito Co-Presidente do Conselho de Administração da BRF – Brasil Foods (2009 a 2011). Atualmente, é membro dos conselhos de administração de importantes companhias brasileiras e estrangeiras e preside o conselho da Fundação Amazonas Sustentável. Furlan se diz honrado com a homenagem da Italcam, qual teve a oportunidade de participar nos últimos 10 anos. Neste momento, ele relembra que seus bisavós chegaram da Itália no século XIX e conseguiram, como outros tantos imigrantes, obter sucesso. “Eles vinham com esperança de uma vida melhor. Hoje os descendentes de italianos estão em todos os setores da economia, da política à medicina. E acredito que ainda há espaço para que outros consigam o mesmo sucesso”,avalia.