Comitê Brasileiro pró Trieste 2008
31/01/2005
A promovê-lo, a Câmera Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, paralelamente com a Associação Giuliani e Triestini no Mundo, pelos membros CGIE do Brasil, pela Secretaria de Comitês de São Paulo e pelas instituições do Sistema Itália.
Depois da Argentina e Slovacchia, também o Brasil possue o seu “Comitê Pró Trieste EXPO 2008”. A comunicá-lo ao Presidente de Trieste Expo Challenge, Fabio Assanti, e ao Embaixador da Itália em Brasília, Michele Valensise, foi o Presidente da Câmera Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Edoardo Pollastri, que já projetou um grande programa para apoiar a Itália no desafio que se impõe Trieste na espanhola Saragozza e no grego Salonicco. Do grupo de trabalho, que confiaram a presidência do Comitê a Pollastri, fazem parte a Associação Giuliani e Triestini no Mundo, os membros CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) do Brasil, a Secretaria de Comitês de São Paulo e as Instituições do Sistema Itália.
Um alinhamento de forças notáveis para o envolvimento do Brasil através “da articulada presença dos italianos e oriundos da vida política e econômica do País – escreve Pollastri ? na qual chega uma numerosa presença de parlamentares e ministros de origem italiana no Governo brasileiro”. Coletiva de imprensa, participação aos programas de rádio da coletividade, o envolvimento dos outros Comitês do Brasil, a aprovação de uma ordem do dia com suporte por parte do GEI (Grupo Expoentes Italianos) e um documento a ser submetido às autoridades brasileiras, são apenas algumas iniciativas em programação a favor de Trieste: um conjunto de ações promocionais e informativas intenso e mirado, que servirá para desfrutar ao máximo o tempo restante antes da decisão do BIE, que será comunicada em Paris no próximo dia 16 de Dezembro.
Mas, sobretudo uma participação concreta e apaixonada a favor do sucesso do projeto triestino, que encontrará o seu coroamento, como foi antecipado por Pollastri, “na noite do dia 3 de Dezembro, que será dedicada a Trieste no 50° aniversário da volta para a Itália e aos Alpinos”.
O próximo compromisso é, porém, para segunda-feira dia 29 de Novembro, quando, junto a Câmera Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo (Av. Paulista, 2073, Edifício Horsa II, 24º andar, cep 01311-940 – São Paulo – Brasil), serão apresentados o Comitê brasileiro Pró Trieste Expo 2008, e, naturalmente, a cidade giuliana.