Apresentação Projeto

31/08/2005

O Projeto ?Valorização dos Portos Italianos? nasce da iniciativa de 14 Câmaras de Comércio presentes na Europa e na América, e precisamente em São Paulo, Buenos Aires, Bogotá, Bratislava, Caracas, Lima, Mônaco de Baviera, Montevidéu, Porto Alegre, Praga, Rio de Janeiro, Rosário, Santiago e Zurigo.

O presente projeto tem o objetivo de desenvolver o intercâmbio entre Países da América Latina e Países Europeus, de modo particular, com os Países que atualmente fazem parte da Comunidade Européia e com aqueles que farão parte.

Em 2004, vários Países do Leste Europeu passaram a fazer parte da Comunidade Européia. Entre eles: República Tcheca, República Eslovaca e Hungria. Para a Romênia e Eslovênia já foi concedida a liberação.
Estes Países, devido à sua posição geográfica, tendem a utilizar os Portos Italianos em suas operações de importação e exportação com diversos Países do mundo.
Para a América Latina, 2004 representou um ano de grande crescimento do ponto de vista comercial, também favorecido pelas condições de estabilidade da economia internacional.

A partir desta ótica, o estudo tem o objetivo de identificar os dados relativos às exportações e importações entre os vários Países da América Latina e do Leste da Europa, e verificar a possibilidade de desenvolver portos italianos no intercâmbio entre Países participantes do Projeto.

Além disso, o projeto propõe promover na América do Sul os portos italianos, divulgar os seus pontos fortes como alternativa conveniente para os portos do Norte da Europa.
Uma vez que, a área geográfica que estamos considerando é o Leste europeu, o projeto terá como ponto de referência proeminente o porto de Trieste, atualmente sub-aproveitado embora o seu grande potencial.

O projeto tem a duração de dois anos: em 2005, as Câmaras participantes coletarão os dados importantes para o estudo sobre o intercâmbio e o crescimento previsto, sobre os pontos fortes e fracos do sistema portuário italiano, sobre a logística dos portos e do interior; ainda em 2005, mas no segundo semestre do ano, iniciarão as atividades promocionais programadas e concordadas entre as Câmaras participantes.
Em 2006 será realizada a maioria dos eventos promocionais programados e poderão ser coletados os primeiros frutos do trabalho.

O objetivo do projeto, descrito anteriormente, já enuncia as ações que as Câmaras participantes deverão realizar durante o biênio do projeto.

A Câmara de São Paulo, responsável pelo projeto, a propósito, se coordenou com as outras 13 Câmaras participantes e chegou-se à definição de um programa comum, seja por parte do estudo que pelas ações promocionais. Tal programa permitiu reunir em um único documento, as informações necessárias para a atividade de promoção, mas também proporcionar um formato similar a tais atividades, naturalmente respeitando as características locais.

www.italcam.com.br

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