Conab prevê safra recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026

A área de produção e a produtividade aumentaram
De acordo com uma projeção publicada em 5 de fevereiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de sacas de café processado poderá atingir um nível recorde, com um aumento de 17,1% em 2026.
De acordo com o primeiro levantamento da safra de café de 2026, o volume produzido deverá ser de 66,2 milhões de sacas processadas, superando o ciclo anterior de 2025.
“Se o resultado for confirmado, será um novo recorde na série histórica da Companhia, superando a safra de 2020, quando foram coletadas 63,1 milhões de sacas”, informou a Conab.
Mais terra e produtividade
O crescimento se deve a fatores como o aumento de 4,1% na área dedicada à produção, novamente em comparação com o ano passado. Estima-se que 1,9 milhão de hectares serão plantados nesta temporada.
A Conab também prevê um aumento de 12,4% na produtividade em relação à safra anterior, com um rendimento de 34,2 sacas por hectare.
De acordo com a empresa, a melhoria na produtividade se deve a condições climáticas mais favoráveis e à adoção de tecnologia e boas práticas de gerenciamento nos campos.
Arábica e Robusta
Quanto à produção de café arábica, a safra estimada é de 44,1 milhões de sacas, um aumento de 23,3% em relação ao ciclo de 2025. “Esse aumento se deve ao crescimento da área de produção, às condições climáticas mais favoráveis e ao ciclo positivo de dois anos”, explicou a Conab.
A safra de café Robusta também deve aumentar. A safra estimada é de 22,1 milhões de sacas, um aumento de 6,4% em relação à produção de 2025.
De acordo com a Conab, se essa previsão for confirmada, será estabelecido um novo recorde, impulsionado pelo crescimento da área de produção e pelas condições climáticas mais favoráveis até o momento.
Fonte: Agência Brasil