Comitês

COMITÊ JURÍDICO

O COJUR é um órgão técnico da ITALCAM que promove o amplo compartilhamento de matéria jurídica pertinente e organiza palestras, congressos, seminários, eventos e reuniões entre os membros, os associados da ITALCAM e especialistas em Direito brasileiros e italianos. O objetivo é incentivar a troca de informações e conhecimentos jurídicos, nos âmbitos nacional e internacional.

Leia Mais

COMITE DIGITAL TRANSFORMATION

O Comitê de Transformação Digital da Câmara, liderado pelo Vice-Presidente Rosário Zaccaria, nasceu durante a pandemia e tem o objetivo apoiar o desenvolvimento empresarial, preparando as companhias para as novas demandas do mercado, ao mesmo tempo em que intensifica o networking dentro da comunidade.

Logo no início da pandemia percebemos a dificuldade de alguns associados com processo de organização de suas atividades de forma remota. Diante da falta de agilidade deles neste momento – tão atípico e desafiador – foi percebido o quanto algumas empresas no Brasil possuem um baixo grau de transformação digital em seus processos. Algo que para grandes empresas italianas parecia simples nossas associadas de menor porte tiveram dificuldade. Assim nasceu o Comitê de Transformação Digital.

Uma das primeiras inciativas do Comitê é o projeto Vitrine Digital.

COMITÊ SUSTENTABILIDADE

Orientado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 – Parcerias e Meios de Implementação, o Comitê é liderado por associados da ITALCAM com compromissos em Sustentabilidade e ESG¹ públicos, projetos de sucesso e iniciativas sustentáveis em todo o país. 

¹ Environmental, Social and Corporate Governance 

Leia Mais

DONNE D`AFFARI

O Comitê Donne D’Affari é um dos comitês da ITALCAM – Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura. Idealizado pelo Presidente Graziano Messana, o Comitê é presidido pela italiana Sara Colombo. Executiva e mãe de dois filhos Sara Colombo lidera um grupo de empresárias e mulheres empreendedoras que estão movimentando o cenário da ambiente empresarial Ítalo-brasileiro de São Paulo. Já foram realizados  3 eventos reunindo representantes femininas em cargo de liderança de grandes empresas , somente neste ano de 2020, em que o Comitê foi fundado.

INTERIORIZAÇÃO

O Comitê de Interiorização é liderado pelo vice presidente Mário Batista e tem como objetivo a expansão dos serviços da Italcam para todo o interior do estado de São Paulo . O projeto pretende colaborar com o processo de internacionalização das empresas de todo o estado de São Paulo, está alinhado com o Consulado Geral da Itália em São Paulo e seguirá a circunscrição desse órgão consular. Um calendário de eventos está sendo planejando para gerar  identificação de oportunidades bilaterais que aproximem APL’s italianas das vocações industrias das macrorregiões do interior de São Paulo

RETE GIOVANE

A RGI  –  Rete Giovane ITALCAM é uma área da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM) que busca abrir oportunidades profissionais para jovens empresários, futuros empreendedores e universitários, através de ações de aperfeiçoamento profissional, cultural e de relacionamentos.

Com o apoio da ITALCAM, centenária e experiente instituição atuante na promoção e intensificação nas relações entre Brasil e Itália, a RGI desenvolve atividades que visam o fortalecimento das relações entre os profissionais/estudantes brasileiros e italianos, com:

A RGI também tem como objetivo divulgar cursos de formação que são frutos de acordos entre a Câmara Ítalo-Brasileira, Universidades Italianas e Brasileiras e os Ministérios Italianos.

A RGI cria, assim, uma plataforma para jovens de até 40 anos interessados em promover a cooperação e relação entre Itália – Brasil, visando equilibrar suas atividades nos âmbitos sociais e de confraternização, com o potencial de crescimento profissional dos seus membros. Ao longo das atividades espera-se expandir a rede de contatos profissionais dos membros e até mesmo cultivar laços de amizade.

Leia Mais

Entre na conversa

Receba a nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na business comunity ítalo-brasileira