TIM assume a liderança de cobertura móvel no Brasil

24/05/2022

Companhia entra numa nova fase de crescimento, assume a liderança com 5.235 cidades cobertas e está próxima de atender todos os municípios do país com 4G até 2023

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2022 – A TIM acaba de assumir a liderança de cobertura móvel no País, presente em 5.235 cidades, segundo dados de abril da consultoria Teleco. Esse número, à medida do avanço de integração com a Oi, chegará a 5.370 municípios nos próximos meses e aproxima a operadora de sua meta de atingir 100% de cobertura 4G em território nacional até 2023. O processo de integração permite que a TIM reforce seu compromisso de cobertura, pois – além do maior número de cidades e população atendida-, a operadora passa a ser a #1 em torres em diversas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A companhia entra agora numa nova fase de crescimento que reflete imediatamente numa melhor experiência tanto para os clientes atuais da TIM quanto para os usuários vindos da Oi, com aumento de velocidade devido à incorporação de ‘espectro’ adicional dentro do processo de migração, e maior cobertura móvel do Brasil.

Clientes vindos da Oi passam a contar com conexão da TIM em mais 1.800 cidades no Brasil onde a Oi não tinha presença; outras novas 264 cidades, antes atendidas apenas pela Oi, passam a ter cobertura da TIM, e mais de 3.200 cidades serão impactadas com melhoria do serviço já oferecido por ambas. Desta forma, a TIM atende a três pilares prioritários em sua estratégia de atuação de cobertura 4G: a oferta de benefícios a clientes Oi, mais vantagens a clientes TIM e a conquista da maior cobertura móvel do país.

No total, cerca de 16,4 milhões de clientes oriundos da Oi Móvel, em 17 estados e no Distrito Federal, serão beneficiados com a mudança. A primeira etapa, iniciada no final de abril, consiste na liberação da rede TIM para uso por novos usuários; a segunda etapa contará com o desligamento da rede Oi e a configuração do espectro da operadora nas antenas da TIM. A terceira etapa, a ser realizada de forma gradual a partir de julho, contará com a integração sistêmica, incluindo tarifação e emissão de contas.

“Com a incorporação dos ativos da Oi, a TIM -que já oferece a maior cobertura 4G do país- dá um salto de qualidade e abrangência nacional com o anúncio oficial da conquista da maior rede móvel do Brasil. Vamos nos tornar a operadora mais querida nacionalmente e líder também no 5G. Já temos as ofertas mais inovadoras do mercado e serviços que nos diferenciam no 4G, como o VoLTE, devido à grande capilaridade e qualidade do nosso 4G, que chegará a 100% dos munícipios até 2023”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil. E complementa: “Os trabalhos de integração das redes já começaram em vários DDDs, sendo já possível para os clientes da Oi usufruírem da cobertura da TIM, como é o caso do DDD19 no interior de São Paulo. Seguiremos a todo o vapor nos próximos meses nas áreas onde herdaremos os clientes da Oi”.

Com a absorção de parte das bandas 1800MHz, 2100MHz e 2600MHz, o espectro de frequências da TIM foi ampliado, permitindo maior capacidade de rede e consequentemente uma melhor experiência para todos os clientes. Com o incremento de espectro e sites, a cobertura será mais abrangente e haverá melhora também na capacidade de tráfego de rede. Os clientes Oi receberão nova rede com mais cobertura e localidades com sinal 4G então inexistente serão beneficiadas, inclusive com conexão 4,5G, com maior velocidade.