Sistema de produção cultural e criativa de 2020 vale 84,6 bilhões de euros na Itália

04/08/2021

Setor cultural emprega mais de 1,5 milhão de italianos

Nesta quarta-feira (4), a fundação Symbola e a Unioncamere publicaram a 11ª edição do relatório anual que me mede o valor da produção cultural e criativa na Itália. Intitulada Io Sono Cultura – L’Italia della qualità e della belezza sfida la crise [“Eu Sou Cultura – A Itália da qualidade e da beleza enfrenta a crise”], os dados foram anunciados pelo ministro da Cultura Dario Franceschini em cerimônia com a presença de representantes das entidades envolvidas.

A pesquisa aponta que na Itália, o sistema de produção cultural e criativo de 2020 vale 84,6 bilhões de euros, correspondendo a 5,7% do valor agregado no país. O ativo total é de 239,8 bilhões de euros.

Os números mostram que o sistema cultural italiano emprega mais de 1,5 milhão de pessoas, o que corresponde a 5,9% da ocupação total das vagas de trabalho no país.

O comunicado oficial publicado pela Unioncamere conclui que um ano e meio após a eclosão da pandemia e em plena fase de reconstrução e reinício das atividades, as indústrias culturais e criativas estão entre os setores mais estratégicos para facilitar a recuperação econômica e social italiana.

Além do setor cultural ser uma fonte significativa de empregos e riqueza, ele também é um ativador do crescimento de outros setores, do turismo à indústria criativa.

Imagem: Dim 7/Unplash