Saiba como trabalhar na Itália

10/06/2021

Se você pensa em trabalhar na Itália, mas não possui a nacionalidade italiana, não desanime. Existem outras formas legais de conseguir uma ocupação no país. Antes de mais nada, o governo italiano distingue os estrangeiros em duas categorias: cidadãos europeus provenientes de um dos 27 países membros da União Europeia e cidadãos extracomunitários, ou não oriundos da União Europeia.

Cidadãos da União Europeia

Se você possui passaporte de algum país da União Europeia, você pode se estabelecer em território italiano por motivos de trabalho. Neste caso, não há distinções entre trabalhadores subordinados (com vínculo empregatício), autônomos e estudantes, conforme indica o Tratado da União Europeia.

Cidadãos Extracomunitários

Mas se você é um trabalhador extracomunitário, o governo italiano delimita as regras para tais ocupações. Segundo o Texto Único da Imigração na Itália, trabalhadores extracomunitários podem exercer funções subordinadas ou autônomas. Em qualquer dos casos, o estrangeiro deve ter um visto que o autoriza a permanecer em território italiano para trabalhar.

Incentivos

Uma vez por ano, através do Decreto Flussi, o governo da Itália lança um edital com cotas de ingresso por motivos de trabalho (vínculo empregatício) tendo como base as exigências do sistema produtivo.

O governo italiano também oferece incentivos para atividades autônomas e para jovens estrangeiros entre 15 a 29 anos que residam legalmente no país.

Regras

Para conhecer as regras para trabalho subordinado ou autônomo, acesse os portais oficiais do governo da Itália, como Integrazione Emigranti, Clic Lavoro e Portale Immigrazione .

Sites oficiais das Câmaras de Comércio de qualquer cidade italiana oferecem informações para atividades autônomas.