Restaurantes italianos de SP participam do projeto mundial True Italian Taste em 24 de agosto

18/08/2021

Serata Tema promete abrilhantar a noite paulistana ao oferecer menus especiais com produtos autênticos DOP e IGP

Em 24 de agosto, a noite paulistana terá um sabor ainda mais italiano: renomados restaurantes da capital participam da Serata Tema, evento integrante do projeto mundial True Italian Taste, promovido pelo Ministero degli Affari Esteri e delle Cooperazione Internazionale e pela Associazione delle Camere di Commercio Italiane all’Estero (Assocamerestero), com realização em São Paulo pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam).

Para um autêntico jantar all’italiana, os restaurantes devem oferecer um menu degustação em três ou quatro etapas: antipasto, primo piatto, secondo piatto e dolce. É obrigatório que em cada receita pelo menos um dos ingredientes tenha certificado de autenticação DOP (Denominação de Origem Protegida) ou IGP (Indicação Geográfica Protegida).

Prosciutto di San Daniele DOP cialda croccante di Grana Padano DOP e fichi / Ristorantino

Ao todo, são mais de 50 proposições de receitas oferecidas pelos 22 estabelecimentos participantes. Entre elas, em antipasti estão sugestões como L’uovo perfetto, fonduta al Grana Padano DOP e Prosciutto di Parma DOP (Ovo pochê com fonduta de queijo Grana Padano DOP e presunto de Parma DOP) e também Crema di Mortadella Bologna IGP con pistacchio, cestina croccante di Parmigiano Reggiano DOP (Mousse de mortadela Bologna IGP com pistache, cestinha crocante de queijo Parmigiano Reggiano DOP).

Gnocchi al Mascarpone e Prosciutto di Parma DOP / La Piadina

Já como primo piatto, não faltam os clássicos Spaghetti all’Amatriciana (com Pasta di Gragnano IGP e Pecorino Romano DOP) e também Gnocchi al Mascarpone e Prosciutto di Parma DOP (Nhoque com queijo Mascarpone e presunto de Parma DOP).

Filetto tartufato file mignon com mix de cogumelos trufados e vinho Marsala DOC servido com batatas rusticas / Attimo Per Quattro

Para o secondo piatto, dentre as opções estão o Filetto di manzo al Gorgonzola DOP (Filé mignon com creme de queijo Gorgonzola DOP) e a Tagliata di manzo con rucola e scaglie di Parmigiano Reggiano DOP (Fatias de contrafilé com rúcula e lascas de queijo Parmigiano Reggiano (DOP).

Cannolo siciliano com massa ao vinho Marsala DOC / Divina Comédia

Entre os dolci, delícias como Tiramisù (com Cantuccini Toscani IGP) e Paciugo di amarena e panna all’Aceto Balsamico di Modena IGP (Sorvete artesanal de creme com frutas vermelhas e redução de vinagre Balsâmico de Modena IGP) concluem alguns dos menus.

Para harmonizar com os pratos, serão indicados vinhos de várias regiões italianas, classificados como os selos DOC (Denominação de Origem Controlada), DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) ou IGP/IGT (Indicação Geográfica Típica).

A todos os clientes que solicitarem o menu da noite, será oferecida como cortesia a degustação de queijo Parmigiano Reggiano DOP 18 meses e de azeite extravirgem de oliva Toscano IGP.

Fagottini di manzo su fonduta di Pecorino Romano DOP / Sensi

De acordo com o preço médio praticado normalmente pelos estabelecimentos, os valores dos menus variam entre 120 a 280 reais para o menu de três tempos e oscilam entre 140 a 360 reais para o de quatro tempos.

Participam da Serata Tema os restaurantes: Attimo Per Quattro, Basilicata Trattoria, Casa Santo Antônio, Circolo Cucina, Divina Comédia, La Piadina, Lassù, Luce, Maremonti (unidades Campo Belo e Vila Olímpia), Picchi, Pina, Piselli Sud, Ristorantino, Santo Colomba, Sensi, Sughetto, Supra, Tre Bicchieri, Vinarium, Vinheria Percussi e Zena Caffè.

Realizado há um ano em São Paulo pela Italcam, as ações do True Italian Taste contribuem na promoção da cultura enogastronômica italiana no Brasil. Devido à pandemia, a Serata Tema será o primeiro evento presencial do projeto ao público. Todos os estabelecimentos participantes seguem as regras de proteção contra a disseminação da covid-19.

A Serata Tema conta com o apoio da Allfood-Granarolo, Calimp, Casa Flora, C-Trade, D´Italia, Embramex, La Pastina, Nor Import, Parmabrás, Toscana, Vinhais Distribuidora e VPS Import e Export.

Para mais detalhes, acesse italcam.com.br/serata-tema

Imagem de capa: Spaghetti di grano duro alla carbonara con Pecorino Romano DOP