Restaurantes e importadores participam pela primeira vez do evento Carbonara Day, promovido pela Câmara Italiana de São Paulo

06/04/2022

Celebrado mundialmente no dia 6 de abril, o prato italiano ganhou a preferência de milhares de pessoas em muitos países.

São Paulo, abril de 2022 – No dia 6 de abril, quando se celebra mundialmente o Carbonara Day, a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam promove a primeira edição do  evento no Brasil, através da sua Rete Gastronomica, com a participação de 15 restaurantes e seis importadores de São Paulo. A iniciativa tem o propósito de valorizar as tradições da cultura italiana e também incentivar os negócios, por meio desta rede criada pela Câmara com representantes de todos os segmentos do setor de alimentos e bebidas.

A Unione Italiana Food criou a data em 2017, em uma homenagem à tradicional receita romana que ganhou a preferência de milhares de pessoas em muitos países.

Gerardo Landulfo, Delegado da Accademia Italiana della Cucina em São Paulo e Diretor executivo da Italcam, explica que para participar do evento, “os restaurantes devem se comprometer a preparar a autêntica carbonara, preparada com pasta de  grano duro (spaghetti, bucatini, mezze maniche ou rigatoni), gema de ovos, guanciale ou pancetta, pecorino romano e pimenta do reino moída”.

A combinação de queijo pecorino e parmigiano ou grana também é permitida, ao contrário de receitas com bacon, creme de leite ou manteiga.

Landulfo ressalta que a Rete Gastronomica tem o “intuito de tutelar a história e a cultura das vinte regiões da Itália, mantendo a tradição de utilizar poucos e bons ingredientes no preparo de receitas, como a carbonara, que é um dos pratos símbolo da cozinha italiana”.

Restaurantes que participam do Carbonara Day

  1. Basilicata Trattoria – R. Joaquim Antunes, 197
  2. Basilicata Pão, Empório e Restaurante – R. Treze de maio, 596
  3. Cantina Bella Itália – Av. Marcelo Stéfane, 445 – Jardim do Lago – Bragança Paulista (SP)
  4. Casa Santo Antônio – Av. João Carlos da Silva Borges, 764 – Granja Julieta
  5. La Piadina Cucina Italiana – R. Professor Atílio Innocenti, 911 – Vila Olímpia
  6. LIDO amici di amici – R. Fradique Coutinho, 282 – Pinheiros
  7. Pina Restaurante – R. Jacurici, 27 – Itaim Bibi
  8. Santo Colomba – Alameda Lorena, 1157 – Jardim Paulista
  9. Supra Alimentos e Bebidas – R. Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 681
  10. Terraço Itália – Av. Ipiranga, 344 – 41º andar – República
  11. Vinheria Percussi (sistema delivery) –  R. Cônego Eugênio Leite, 523 – Jd. América
  12. Zena Caffé – R.Peixoto Gomide, 1901 – Jardins
  13. Mezza Luna – R. Padre João Manuel, 1105 – Jardins
  14. Sughetto – Cucina e Dolci – R. Augusta, 2542 – Loja 1 e 2 – Jardim Paulista
  15. Tre Bicchieri – R. General Mena Barreto, 765 – Jardim Paulista

Sobre a Italcam

A Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo nasceu por iniciativa de um grupo de banqueiros, comerciantes e industriais italianos, a fim de estreitar as relações comerciais e culturais entre as empresas brasileiras e italianas. A eficiência e prestígio da Câmara marcam uma trajetória que completa 120 anos em 2022 de atividade e tem sido reconhecida como uma importante associação sem fins lucrativos que reúne pequenas, médias e grandes empresas italianas e brasileiras. Está presente em todo o estado de São Paulo, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. Mais informações: www.italcam.com.br