PITTORESCA – Como a terra de Andrea Bocelli se tornou a mais rica da Itália

07/07/2021

Lajatico, terra natal do tenor Andrea Bocelli, é o município mais rico da Itália segundo o mais recente senso do Ministério da Economia e Finanças italiano. Ainda que publicada em meados de 2021, a análise do governo faz referência ao período pré-pandêmico, quando analisou a renda per capita de todos os municípios do país em 2019.

Pequenina, com apenas 72 quilômetros quadrados de extensão e cerca de 1.400 habitantes, Lajatico lidera a lista italiana dos municípios mais ricos com seus 46.216 euros per capita. Pertencente à província da turística Pisa, na região da belíssima Toscana, não pense você que Lajatico gosta de ostentação.


Típico campo toscano em Lajatico / crédito: pixbay

Aliás, se não fosse por seu filho mais ilustre, Bocelli, poucos se dariam conta de sua existência. Segundo a imprensa italiana, o tenor é apontado como o responsável por elevar a sua cidade natal ao topo das mais ricas. Lajatico superou, inclusive, a primeira colocada no ranking anterior: Basiglio, município pertencente à província de Milão, edificado pelo magnata Silvio Berlusconi.

A justificativa faz sentido: graças a Bocelli que uma multidão vinda de todas as partes do planeta se dirige, há mais de 10 anos, a Lajatico para assisti-lo em seu enigmático Teatro del Silenzio: um anfiteatro a céu aberto, único em seu estilo, formado pelas estruturas naturais das colinas de Alta Valdera.

Escultura do polonês Mitoraj é símbolo do Teatro del Silenzio / crédito: Visit Tuscany

Idealizado pelo próprio tenor em 2006, o Teatro del Silenzio é um dos grandes atrativos culturais e turísticos do município. O local permanece em silêncio durante todo o ano, exceto por um momento. Por uma ou duas noites do verão europeu, Bocelli brinda Lajatico com um concerto especial. Ao lado de outros nomes da música, o tenor ecoa sua voz, ao vivo, pelos campos das colinas de Alta Valdera. O espetáculo prossegue com diversas instalações artísticas que mudam a cada ano – exceto a obra do polonês Igor Mitoraj, que se tornou um símbolo do lugar.

Apresentação do tenor Andrea Bocelli no Teatro del Silenzio /crédito: Comune di Lajano

Com a recente flexibilização das regras da pandemia da covid-19 na Itália, o show deste ano está confirmado. Intitulado “Il Mistero della Bellezza” (“O Mistério da Beleza”, em tradução livre), Andrea Bocelli se apresentará no Teatro del Silenzio nos dias 22 e 24 de julho. Como destaque da apresentação está a escultura “Clio Dorada“, do artista espanhol Manolo Valdès. Interessados, estejam atentos: ainda há ingressos disponíveis!

Concerto 2021 de Andrea Bocelli no Teatro del Silenzio acontece em 22 e 24 de julho

Se Bocelli contribui para atrair turistas à sua Lajatico, esta mostra que também tem personalidade própria. De origem etrusca, o município está distante a apenas 23 quilômetros da cidade de Volterra, uma das grandes referências dos resquícios deste antigo povo, que se situou na Península Itálica nove séculos antes de Cristo.

As marcas medievais são outro ponto forte na cidadezinha. Destaque para a torre de um castelo construído no ano 1000 e partes da igreja de San Leonardo, datada de 1275.

O lugar abriga ainda seu próprio Centro Astronômico. Na parte da enogastronomia, a Fattoria Bibiano é uma das referências para a degustação de vinhos da região.

Centro Astronômico de Lajatico / crédito: Visit Tuscany/ Astronomic Center Lajatico

Apesar de se declarar satisfeito com o título de município com a renda per capita mais alta da Itália, o prefeito de Lajatico, Alessio Barbafieri, afirma aos jornalistas italianos que a cidade não é terra de gente que esbalda riqueza. Segundo o portal Virgilio, Barbafieri justifica que Lajatico conquistou o pódio do município mais rico do país graças, sim, à construção do Teatro del Silenzio de Andrea Bocelli, mas também, a investimentos municipais.

Com vista para o Teatro del Silenzio, esta casa tem alojamento disponível para aluguel de turistas / crédito: Lajatico Toscana

Como exemplo, o governante cita as atividades turísticas que passaram a movimentar a cidade o ano todo – e não apenas no período do concerto de Bocelli. Como consequência dessa ação, houve a abertura de novos restaurantes, hotéis e residenciais para estrangeiros. Ainda de acordo com o prefeito, são os estrangeiros com rendimentos muito elevados que optaram viver em Lajatico – após conhecê-la por Bocelli – que contribuem para incrementar os números da renda per capita do município.

BRUNA GALVÃO é jornalista especializada em Itália / bruna.galvao@agenciacerne.com.br