Pirelli coloca arte no pódio da Fórmula 1 em Ímola com troféus da artista Alice Ronchi

16/04/2021

A Pirelli, patrocinadora principal do Grande Prêmio Made in Italy e da Emília-Romanha deste fim de semana, que acontece em Ímola, terá os troféus de corrida criados pela artista Alice Ronchi. Os troféus retratam um raio e são resultado de uma colaboração entre o Pirelli HangarBicocca, um museu de arte contemporânea e a artista italiana.

O patrocinador principal em cada corrida pode escolher os troféus dados aos pilotos no pódio, e a Pirelli decidiu celebrar a arte italiana.

Os troféus são inovadores em termos de concepção e aspecto simbólico: retratam um raio e foram confeccionados no ateliê de Ronchi usando alumínio, antes de serem polidos para ficarem espelhados. O processo criativo inclui a modelagem digital da eventual forma, impressão 3D 1:1 e fundição em cera. Segundo a própria artista, o troféu foi inspirado na beleza de um carro de corrida dos anos 1950 e na paisagem de Ímola. A artista optou por focar na história, bem como no que identificou como tema predominante da Fórmula 1: poder.

Alice Ronchi disse: “Eu vi o relâmpago como um símbolo de poder, velocidade, tensão e força. E isso remonta aos principais ícones que inspiram este trabalho: Zeus, os deuses e a Grécia antiga. Esperançosamente, este troféu oferece um novo aspecto narrativo. Por meio de uma interpretação de aspectos que resumem as forças motrizes de cada grande prêmio, bem como o uso do relâmpago e a referência ao mito de Zeus, quis transmitir uma história contada no modo mais expressivo possível.”

O Grande Prêmio Made in Italy e da Emília-Romanha teve início nesta sexta-feira (16) e segue até domingo (18).