Petrobras inaugura sua primeira usina de biodiesel

28/07/2008

Graciela Alvarez

A primeira usina de biodiesel da Petrobras, instalada em Candeias, na região metropolitana de Salvador, será inaugurada amanhã, às 10h30, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Resultado de um investimento de R$78 milhões, a indústria tem capacidade para produzir inicialmente 57 milhões de litros do combustível por ano. Ao todo, 29 mil pequenos agricultores foram contratados para fornecer grãos de mamona e girassol, matérias-primas do biocombustível. Mas este número deve chegar a cem mil famílias quando a planta da estatal atingir a sua capacidade máxima.

 

Atualmente, a Bahia é o segundo estado brasileiro que mais produz biodiesel. A nova planta de biodiesel da Petrobras, que já conta com a Brasil Ecodiesel, em Itaquara, e Comanche, em Simões Filho, deve garantir a elevação da produção do combustível no estado nos próximos oito anos, passando dos 71.774 metros cúbicos, em 2007, para 416 mil metros cúbicos/ano.  A estimativa é da diretora de Fortalecimento Tecnológico Empresarial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Telma Côrtes Andrade. Ela afirma que a Bahia possui uma excelente oportunidade para ser um dos maiores produtores de biodiesel do Brasil.

 

“Até dezembro o estado ocupava o segundo lugar no ranking nacional na produção de biodiesel, perdendo apenas para Goiás, que produziu 110.638m3, em 2007. Isto deve-se ao plantio da soja em Goiás, mas é lamentável que se tratando de soja não existe a inserção da agricultura familiar”, diz, acrescentando que nos primeiros cinco meses de 2008 a produção baiana foi de 28.875m³.

 

Dentre as características favoráveis para alavancar a produção na Bahia, Andrade destaca quatro: áreas agrícolas disponíveis para implantação e ampliação de culturas aptas à produção de biodiesel, além da disponibilidade de sebo animai e óleos e gorduras residuais (OGR); suporte tecnológico oferecido pelas instituições de ensino, pesquisa e extensão, com apoio do governo; excelentes condições edafoclimáticas para o cultivo de diversas oleaginosas; e experiência consolidada da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em tecnologia agronômica e de processamento do dendê e uma rede regional de extensão rural.

 

Quanto à participação da usina da Petrobras em Candeias, a diretora diz que só trará benefícios. Segundo ela, existe uma forte parceria entre a estatal e o governo estadual, que juntos participam, com outras empresas produtoras de biodiesel, da estruturação da produção de oleaginosas junto aos agricultores familiares, fornecendo sementes selecionadas e assistência técnica rural, não se restringindo a oleaginosas. “Como 70% dos alimentos que consumimos vêm desta agricultura, estas ações resultarão em ganhos econômicos e sociais, além de contribuir para melhorar a vida no campo”, destaca Andrade.

 

Fonte:
Correio da Bahia