Operar em rede e investir em tecnologia 4.0 são indicativos para potencializar negócios, conclui pesquisa

30/08/2021

Empresas que operam em redes de negócios são mais inovadoras, mais abertas ao mercado externo e mais otimistas com o futuro do que as que trabalham de modo inverso. Esta é a conclusão de uma análise feita pelo Centro Studi Tagliacarne dentro do setor de dados da Unioncamere / InfoCamere sobre as 17 cadeias de abastecimento identificadas pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico italiano.

Segundo a pesquisa, 41% dessas empresas esperam recuperar os níveis de produção pré-covid já este ano. No caso de empresas em rede que investiram em tecnologia 4.0, a expectativa para a recuperação ainda em 2021 sobe para 45%, contra 35% das demais digitalizadas.

Inovação e exportação estão entre as estratégicas usadas pelas empresas em rede para alavancar resultados no mercado.

Os números mostram que 62% das empresas que atuam em redes de negócios investiram para inovar (contra 38% das demais) e 22% para exportar, com picos que chegam a 30% nas redes que operam com tecnologia 4.0 (contra 24% das demais digitalizadas).

O Ministério de Desenvolvimento Econômico italiano tem contabilizadas 3,8 milhões de empresas ativas que atuam em rede, o que representa 75% do sistema empresarial italiano. O setor emprega mais de 12 milhões de pessoas (71,4% do total da economia não agrícola) e gera 2,5 bilhões de euros em faturamento (78,9% da indústria e serviços totais).