Newsweek: Berlusconi colocou ordem em País ingovernável

13/08/2008

ROMA, 12 AGO (ANSA) – Uma análise sobre os primeiros cem dias do governo de Silvio Berlusconi na Itália mostra que o premier "fez o impossível: colocou ordem nessa nação aparentemente ingovernável", publicou esta semana a revista norte-americana Newsweek.


    Para a revista, Berlusconi deu provas de firmeza sobretudo na crise do lixo em Nápoles e no combate à criminalidade. Mas "o que os italianos querem realmente é a estabilidade econômica", para a qual a firmeza do premier pode "não bastar".


    Entre as primeiras ações do governo de Berlusconi, a revista recorda a lei de imunidade para altos cargos do Estado "incluído o próprio primeiro-ministro": "Que essa lei possa representar um conflito de interesses não passou despercebido, mas os italianos se sentem pobres demais para prestar mais atenção nisso", escreveu a publicação, acrescentando que "os italianos pedem segurança, não só econômica. E Berlusconi está fornecendo isso com sua mão de ferro em uma luva de veludo".
    Para a revista, "sua habilidade ao limpar Nápoles, por meses sepultada embaixo do lixo", é emblemática. "Com a mesma firmeza, refutou a percepção de que a criminalidade esteja em aumento (apesar de os dados dizerem o contrário) e de que os estrangeiros sejam os responsáveis", prosseguiu a revista, lembrando "o estado de emergência para combater a imigração clandestina" e a decisão de recolher as impressões digitais dos ciganos que vivem na Itália, "apesar da oposição de grupos pelos direitos humanos e da União Européia".


    Além disso, Berlusconi "mobilizou milhares de soldados em toda a Itália na tentativa de usar a mão pesada do Estado contra a imigração e a pequena criminalidade".


    Mas os italianos "pagam os impostos mais altos da Europa e têm os salários mais baixos" e Berlusconi deve encontrar uma maneira de manter suas promessas "de diminuir os impostos ou estimular o crescimento", concluiu a revista. "Ele agrada aos italianos, mas o que eles querem é a estabilidade econômica. Eliminar o lixo e perseguir os imigrantes não será suficiente".


    "Da Newsweek não vem somente um elogio sobre os primeiros cem dias do governo Berlusconi, mas também uma leitura lúcida do que aconteceu na Itália nesses meses: todas as coisas sobre as quais o partido deve refletir, em minha opinião", disse Daniele Capezzone, porta-voz do partido Forza Italia.


    "A novidade é que, a respeito de um país que no passado era muito freqüentemente ingovernável, há agora um governo que não faz polêmicas mas dá respostas concretas", opinou Capezzone.

 

Fonte:
ANSA.