Italcam realiza Masterclass de Vinhos Italianos

29/06/2022

A Câmara de comercio italiana de São Paulo realizou na terça feira, 28 de junho, o Masterclass de vinhos italianos, o evento aconteceu na escola ETEC na Santa Efigenia para sommeliers recebidos peloo diretor da Italcam e delegado da Accademia Italiana della Cucina Gerardo Landulfo, com degustação de vinhos DOC e DOCG de oito regiões italianas, produzidos por nove renomadas vinículas associadas à ISWA (Italian Signature Wines Academy) conduzida por Arthur Piccolomi de Azevedo e com a presença especial do Cônsul Geral Domenico Fornara e do Cônsul Adjunto Lívia Satulo.

Os vinhos degustados foram:

Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG Extra Dry (Villa Sandi)
Franciacorta DOCG Satèn (Contadi Castaldi)
Greco di Tufo DOCG (Feudi di San Gregorio) 2021
Cerasuolo di Vittoria DOCG (Planeta) 2020
Montepulciano d’Abruzzo DOC Marina Cvetic Riserva (Masciarelli) 2018
Montefalco Sagrantino DOCG Collepiano (Arnaldo Caprai) 2017
Brunello di Montalcino DOCG CastelGiocondo (Frescobaldi) 2017
Barolo DOCG Vigna La Rosa (Fontanafredda) 2017
Amarone della Valpolicella Classico DOCG (Allegrini) 2018

O evento promoveu um verdadeiro e próprio tour do norte ao sul da Itália, líder mundial na produção do vinho, com mais de 49 hectolitros em 2020. Além da quantidade, com 526 certificações que reconhecem a tradição e qualidade das suas denominações de origem e geografias, o país ocupa o primeiro lugar nos selos DOP/DOC e IGP/IGT da União Europeia. Todas as 20 regiões italianas têm uvas nativas, em áreas vitícolas caracterizadas por diferentes climas, topografia e dimensões. Os principais produtores estão em Veneto e Puglia, mas no pequeno Vale de Aosta e em Molise também existem rótulos brancos e tintos de renome. Como na Campânia e na Basilicata há vinhos comparáveis ​​aos produzidos no Piemonte e Abruzzo, mais conhecidos pelos brasileiros.

Sem esquecer de referências históricas e curiosidades, o vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS/SP) Arthur Piccolomini de Azevedo trouxe suas impressões pessoais sobre as bebidas e contou anedotas de suas visitas à Itália.
A iniciativa faz parte do programa 2022 do projeto internacional True Italian Taste, promovido e financiado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e realizzato dall’Associazione delle Camere di Commercio Italiane all’Estero (Assocamerestero ) em colaboração com ITALCAM.