Investimento das empresas atinge 7,4% no trimestre

22/07/2008

Estudo elaborado pela Serasa aponta que de janeiro a março de 2008 as empresas atingiram um índice de investimento de 7,4%. O indicador analisa o investimento das empresas a partir da relação entre o valor do incremento do imobilizado e o faturamento líquido, é bastante expressivo para o período, já que no primeiro trimestre do ano não é comum as empresas aplicarem muitos recursos em imobilizado. Para todo o ano de 2007, o indicador atingiu 9,2% do faturamento, recorde histórico da série.

Tanto os investimentos em novas tecnologias e novas plantas, quanto a simples ampliação das já existentes decorreram de decisões estratégicas, baseadas no bom momento da economia. O estudo foi feito com base em 800 demonstrativos de empresas dos setores da indústria, do comércio e de serviços.

O setor de serviços destacou-se com investimentos de 9,7% do faturamento no trimestre, frente aos 12,7% de 2007. Os investimentos realizados pelo segmento de energia e telefonia contribuíram fortemente para esse resultado.

A indústria mostrou um indicador menor que o dos serviços, de 7,8% de janeiro a março deste ano, ante 8,1% em todo o ano de 2007, com destaque para os segmentos de papel e celulose, alimentos, siderurgia e química.

Já o comércio, devido à natureza de sua operação, não apresentou expressivos investimentos em imobilizado, situando-se em torno de 1,3% no trimestre, pois a maior parte de seus recursos são destinados ao capital de giro. Mesmo assim, alguns segmentos apresentaram maior representatividade, tais como os de produtos para vestuário e de alimentos com 3,5% e 2,5% respectivamente.

 

Fonte:
Consumidor Moderno