Ícone do Made in Italy, torrone ganha festa internacional e novas receitas

08/11/2021

De 13 a 21 de novembro, Festa do Torrone de Cremona é aposta para a revitalização do turismo na Lombardia

Amado por italianos e brasileiros, o torrone é protagonista de evento internacional na Itália. A Festa do Torrone de Cremona, na Lombardia, que este ano ocorre entre 13 a 21 de novembro, mostra que o doce, de receita simples e de tradição natalina na Itália, é muito mais versátil do que se pensa.

Em entrevista para a Food Community, Massimo Rivoltini, proprietário da Rivoltini Alimentare Dolciaria, uma das empresas patrocinadoras do evento, explica que o torrone não precisa ser degustado apenas como um doce, já que pode ser apreciado em outras receitas. “Sua doçura e delicadeza se adaptam a tantos pratos de nossa tradição [italiana] como ravioli a pratos semifrios. O importante é conhecer as melhores combinações para poder saboreá-lo o ano todo”, afirma o empresário.

Ainda segundo a Food Community, entre as maneiras de utilizar o torrone na cozinha são o torrone gelado, para ser degustado como sobremesa, ou ainda o torrone esfarelado com amêndoas, que pode ser congelado no freezer para servir de ingrediente em primi piatti e sobremesas.

Ícone do Made in Italy

Ícone do Made in Italy, torrone exalta antigas tradições italianas / Reprodução Instagram @festa_del_torrone_cremona

Um dos produtos mais celebrados do Made in Italy, o torrone é originário de uma antiga tradição, com referências tanto na Grécia quanto na Roma antigas.

A tradição mais recente do doce data de 1441, ano em que Bianca Maria Visconti e Francesco Sforza se casaram e ofereceram aos convidados uma sobremesa que fazia uma homenagem a grande torre da cidade de Cremona.

Festa do Torrone de Cremona 2021

Profissional da gastronomia participa de showcooking onde o desafio é criar a melhor receita com torrone / Reprodução Instagram @festa_del_torrone_cremona

A história do casal Visconti e Sforza é um dos destaques da edição 2021 da Festa do Torrone de Cremona, que através de encontros e encenações relembrará os tempos dos “senhores de Cremona”.

Mas o ponto alto da festa são as construções dos tradicionais torrones gigantes, que prometem causar admiração entre os visitantes.

A Festa do Torrone inclui ainda na programação showcookings, com desafios que trarão as mais criativas receitas com torrone, além degustações do doce em combinação com vinhos e salames da região. A tradição do torrone também será ligada a outro símbolo da cidade, os violinos.

“Eventos internacionais como a Festa do Torrone são de fundamental importância para a atratividade e revitalização do turismo. Manter vivas tradições antigas e sabores genuínos transmitidos de geração em geração permite que milhões de visitantes apreciem a excelência do Made in Italy”, declara ao Food Community Lara Magoni, assessora de Turismo, Marketing Territorial e Moda Regional da região da Lombardia.

Veja a programação completa aqui.

Imagem de capa: Reprodução Instagram @festa_del_torrone_cremona