Governo italiano renova acordo com gigante chinesa do e-commerce no combate a fraudes de produtos agroalimentares

26/03/2021

O Ministério das Políticas Agrícolas Alimentares e Florestais italiano (MIPAAF) , em conjunto com o departamento de Inspeção Central para a Proteção da Qualidade e Prevenção da Fraude dos Produtos Agroalimentares (ICQRF) , anunciou nesta quinta-feira (25) a renovação de acordo com o Grupo Alibaba. Com isso, o governo da Itália mantém o papel estratégico na promoção da excelência agroalimentar de qualidade certificada de produtos italianos e na proteção dos consumidores e compradores das plataformas virtuais do grupo, um dos maiores do mundo.

Graças ao trabalho de controle realizado pelo ICQRF, pedidos e produtos suspeitos (que violam ou citem indicações geográficas protegidas) podem ser reportados diretamente ao sistema de proteção de propriedade intelectual do Alibaba.

A aliança do Ministério com o Alibaba para combater a falsificação e proteger as marcas de origem italianas começou em 2016: aproximadamente 200 listagens de produtos foram removidas dos mercados B2B e B2C do Alibaba.

Para identificar as falsificações, a MIPAAF criou uma força-tarefa operacional da Inspeção de Repressão à Fraude que busca produtos falsificados diariamente e os relata à Alibaba. Em 3 dias, os anúncios ilegais são removidos e os vendedores informados de que estão violando as indicações geográficas italianas.

Atualmente existem 41 indicações geográficas italianas reconhecidas e protegidas pelo Alibaba em suas plataformas de comércio eletrônico.

O grupo chinês Alibaba é uma das gigantes do e-commerce mundial. Dentre as empresas que a companhia controla está o Aliexpress, famosa plataforma de marketplace que tem o Brasil entre os cinco países que mais a utilizam.