Governo italiano autoriza medida que fortalece investimentos no empreendedorismo feminino

07/10/2021

O Ministro do Desenvolvimento Econômico italiano Giancarlo Giorgetti assinou, na última semana, o decreto interministerial que operacionaliza o fundo “Impresa Donna”, que visa fortalecer os investimentos e serviços de apoio ao empreendedorismo feminino.

O objetivo da medida é incentivar a participação das mulheres no mundo empresarial, apoiando as suas competências e criatividade para o arranque de novas atividades empresariais e a implementação de projetos inovadores, através de subvenções não reembolsáveis ​​e empréstimos bonificados.

O fundo “Impresa Donna” é constituído com um empréstimo inicial de 40 milhões de euros, ao qual se juntam os recursos do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), 400 milhões, destinados a mulheres empresárias. O projeto constitui uma intervenção fulcral que se insere nas linhas de intervenção do Ministério do Desenvolvimento Econômico no PNRR no âmbito da missão “inclusão e coesão”.

Com a implementação da medida de apoio ao empreendedorismo feminino, o ministério atinge outro objetivo do PNRR dentro do prazo estabelecido pelo cronograma, como já acontecia para os apelos do IPCEI para projetos estratégicos de alta tecnologia nos setores de baterias e semicondutores, enquanto já é que a reforma da propriedade industrial foi iniciada.

O decreto interministerial foi também assinado pelo Ministro da Economia e Finanças e pelo Ministro da Igualdade de Oportunidades e da Família. Em seguida, será enviado ao Tribunal de Contas para registro.

Fonte: Mise

Imagem: Mise