Enel, TIM, Ericsson e Qualcomm anunciam projeto pioneiro para teste de 5G Stand Alone em rede de distribuição de energia

26/11/2021

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, em colaboração com a TIM, Ericsson, Qualcomm e Motorola, acaba de anunciar um projeto pioneiro de aplicação do 5G Stand Alone na América Latina, na Vila Olímpia, zona sul da capital paulista, para suportar a operação de redes de distribuição de energia elétrica. A iniciativa faz parte das ações do projeto Urban Futurability, promovido pela Enel Distribuição São Paulo, que irá transformar a região no primeiro bairro digital e sustentável da capital paulista.

Em testes desde o dia 02 de agosto, a tecnologia 5G será avaliada pela concessionária para reforçar o nível de digitalização do sistema elétrico, buscando agilizar a resposta automática em caso de ocorrências e viabilizando o desenvolvimento de novas aplicações que tornarão mais eficiente e rápida a resolução de problemas complexos na rede elétrica. Com isso, os consumidores terão uma melhoria importante na prestação dos serviços.

Para efeito de comparação, os sistemas de automação usados pela distribuidora atualmente funcionam na rede 3G, que tem um tempo de resposta na casa de segundos. Com o 5G, isso pode cair para cerca de 5 milissegundos, que é 10 vezes mais rápido que o tempo que o cérebro humano demora para reagir a uma imagem. Toda essa inovação será trazida por meio de uma estação rádio base da tecnologia de quinta geração (gNodeB), que será instalada na subestação Itaim e servirá como meio de acesso de comunicação para monitoramento e controle de equipamentos de rede de distribuição aérea que se encontram nas proximidades deste local. Além disso, serão testadas novas aplicações com a rede 5G, como o uso de realidade aumentada e a assistência remota por videoconferência para a manutenção do sistema elétrico pelos eletricistas.

A iniciativa está sendo viabilizada pela Ericsson, fornecedora de toda a infraestrutura da rede 5G, como antenas, rádios e outros componentes; A Qualcomm Technologies forneceu CPEs 5G Fixed Wireless Access (FWA) com o Modem Snapdragon SDX55: uma unidade outdoor O5610, da Fibocom, instalada no poste de energia e outra unidade indoor FW5881, da CBN, instalada na subestação, com suporte a 5G e Wi-Fi 6; a Motorola, que disponibilizará três modelos diferentes para os testes (motorola edge, moto g 5G e moto g100), entre seus terminais compatíveis com a tecnologia 5G Standalone; e pela TIM Brasil, que será responsável pelo fornecimento da rede 5G Standalone.

De acordo com a TIM, o projeto é mais uma demonstração da forma como o 5G pode transformar a experiência de consumidores, das empresas e do país, ao habilitar soluções inovadoras para diversos segmentos. Após a realização do leilão de frequências 5G e a aquisição de lotes importantes, a TIM está pronta para a implementação de redes 5G no Brasil, seguindo o cronograma e os compromissos definidos pela Anatel.

Imagem: Unplash / Fré Sonneveld