ENEL arrecada 1 milhão de Euros para apoiar ACNUR e Save the Children em emergência humanitária na Ucrânia.

04/05/2022

Acaba de ser concluída a campanha promovida pela Enel, junto aos colaboradores do Grupo, em apoio à ACNUR (Agência das Nações Unidas para os Refugiados) e à Save the Children.  Por meio da iniciativa, as duas organizações arrecadaram um total de 1 milhão de euros em doações voluntárias de colaboradores da companhia, além de uma contribuição da Enel Cuore. A intenção é apoiar as atividades relacionadas com a emergência humanitária na Ucrânia e ajudar as populações civis impactadas, tanto na Ucrânia quanto nos países onde as duas organizações operam, em resposta às necessidades de refugiados e pessoas que estão fora de seu país.

A Enel Cuore é a organização sem fins lucrativos da Enel Group, que apoia projetos e iniciativas de alto impacto para a comunidade e o país.  As ações realizadas em cooperação com as organizações voluntárias estão divididas em quatro áreas: cultura e educação de crianças e adolescentes, emprego e inclusão social de pessoas vulneráveis, iniciativas de autonomia para pessoas com deficiência, alívio da pobreza social e atenção preventiva aos idosos.  Essas ações são voltadas para as gerações atuais e futuras, por meio de projetos destinados a pessoas de todas as idades, dos mais jovens aos mais velhos, e em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para um modelo inclusivo e equitativo de desenvolvimento que crie valor.

ACNUR, Agência das Nações Unidas para os Refugiados, protege quem foi forçado a fugir de sua casa devido a conflitos e perseguições. Opera em mais de 130 países para proteger milhões de pessoas, respondendo com apoio para salvar vidas, protegendo direitos humanos básicos e ajudando a construir um futuro melhor. Em relação à atual emergência, o ACNUR está presente na Ucrânia, Romênia, Hungria e Polônia. Além disso, criou dois “Blue Dots”, ou seja, os primeiros centros de acolhimento nas cidades de Fernetti e Tarvisio, na Itália, – locais seguros onde crianças, famílias e pessoas com necessidades específicas, que estão fugindo da violência, dispõem de abrigo seguro e acesso a serviços básicos.

Há mais de 100 anos, a Save the Children tem lutado para salvar jovens em risco e garantir a eles um futuro. A organização atua na Ucrânia desde 2014 e está distribuindo suprimentos para atender a necessidades básicas de crianças que chegam à Polônia e à Romênia, onde realiza atividades específicas destinadas a proteger menores desacompanhados e separados de suas famílias. Também estabeleceu espaços em que essas crianças, apoiadas por profissionais especializados, podem brincar e ter suporte adequado para processar o trauma que sofreram e recuperar um pouco de tranquilidade.