Demanda por crédito continuará aquecida, mesmo com alta na taxa de juro

17/08/2008

SÃO PAULO – Mesmo com o aumento na taxa de juro, a demanda por crédito continuará aquecida, aponta a Link Investimentos.

Enquanto os prazos continuarem alongados – e os dados do Banco Central apontam para isso -, as parcelas se encaixam no orçamento do consumidor, completa a corretora.

Domínio da falta de pagamento

Com o crescimento da economia acima de 4,5%, aliado à inflação sob controle (dentro da meta de 6,5%) e à manutenção do baixo nível de desemprego, a inadimplência estará sob controle, favorecendo o crescimento do crédito para pessoa física.

Desta forma, a Link Investimentos mantém o otimismo em relação ao crescimento do crédito no país e ao setor de bancos.

Expansão de 22,5%

A opinião é compartilhada pela Consultoria Integrada Tendências, que, na última terça (12), divulgou expectativa de expansão no mercado de crédito. Segundo os especialistas, alguma acomodação deve prevalecer no crescimento de empréstimos, mas sem reverter a trajetória altista.

A expectativa de expansão real, esperada para este ano, é de 22,5% para pessoa física e de 24,1% para pessoa jurídica.

A consultoria também acredita que o alongamento do prazo faz que as prestações mensais caibam nos orçamentos de despesas das famílias. Além disso, ela aponta para um bom momento da renda, do emprego e prazos de financiamentos.

Alta dos juros

A Link Investimentos ainda comentou que o movimento de alta da taxa de juro é reflexo da elevação da taxa Selic, que nos últimos 12 meses ampliou de 11,5% para 13%.

Este ponto, aliado ao aumento do custo de captação, devido ao aperto de liquidez do mercado externo, à instituição do depósito compulsório para depósitos interfinanceiros das empresas de leasing, levaram os bancos a realizar ajustes em suas taxas, de forma que os spreads não ficassem muito pressionados, comprometendo os resultados.

Fonte:
Info Money