Curso BAI Business Ambassador ITALCAM capacita profissionais para a internacionalização durante toda a semana

15/03/2021

A Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Ítalo-Brasileira de São Paulo – ITALCAM deu início nesta segunda-feira (15) ao primeiro Curso BAI – Business Ambassador ITALCAM. A iniciativa, que visa formar profissionais aptos a apoiarem a internacionalização de empresas italianas no Brasil segue até sexta-feira (19) com programação que contempla a discussão de temáticas específicas ministradas por especialistas.

O business manager da instituição, Ivan Aliberti  e o Prof. Raffaele Palumbo, presidente do DIB (Departamento de Desenvolvimento e Cooperação Itália Brasil), foram os anfitriões do evento, cujo discurso de abertura foi ministrado por Adriana Mira, diretora geral da ITALCAM.

Nesta primeira rodada de argumentos, Palumbo explicou o que é e qual o papel do BAI: desenvolver o sistema produtivo no quesito importações, ao mesmo tempo em que capacita profissionais já atuantes na área, denominados Business Ambassador ITALCAM, a ampliarem seus skills no setor.

Quanto aos processos de internacionalização, o advogado Daniele Selvino falou sobre a colaboração das empresas italianas no Brasil e quais as regras a serem seguidas. Também esclareceu que no caso de divergência entre as leis da União Europeia e leis brasileiras sobre um mesmo tópico prevalecem as leis do Brasil.

Durante a semana, o painel de seminários do Curso BAI trará ainda debates sobre oportunidades de negócios, direito do trabalho, societário e contratualista, além de logística e alfândega. Empresários italianos que fizeram o processo de internacionalização no Brasil darão seus depoimentos aos inscritos.