Brasil vai bem, apesar da política monetária, diz José Alencar

13/08/2008

BRASÍLIA – O vice-presidente José Alencar voltou a criticar ontem a política monetária e a elevação da taxa básica de juros, a Selic, conduzida pelo Banco Central (BC), e afirmou que o Brasil "vai bem, apesar da política monetária e não graças a ela".

Alencar participou de cerimônia em comemoração aos 70 anos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

"Quando falo de juros, falo especialmente da Selic, que hoje é o dobro da Taxa de Juros de Longo Prazo [TJLP]. Isso só existe no Brasil: uma taxa de longo prazo de 6,25%, enquanto esse mesmo Estado paga o dobro disso no curto prazo", apontou.

Alencar afirmou que a "taxa básica real média de juros" praticada no Brasil é pelo menos seis vezes maior que em outros países que adotam a política de juros com instrumento de combate à inflação. Segundo o vice-presidente, o Brasil vai gastar R$ 1 trilhão de juros em oito anos.

"Não podemos submeter a economia brasileira a uma competição desigual e isso está sendo feito por força dessa política monetária equivocada. Tem que mudar a política monetária, isso eu venho falando a vida inteira", acrescentou.

Durante o discurso, Alencar também fez referência aos juros pagos pelos consumidores e que, segundo ele, "geram inadimplência e insegurança" na economia do país.

"Por exemplo, uma senhora que pague 10% de juros ao mês, não sabe que está pagando mais de 200% ao ano. Precisamos fazer alguma coisa que dê orientação a essas pessoas incautas que pagam esse quantitativo de juros", defendeu.

Fonte:
Agência Brasil