BNDES participará com 80% do Brasil Bioenergia

12/08/2008

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou crédito de R$ 128 milhões para a BBE – Brasil Bioenergia, que será usado em uma nova unidade de extração de óleo vegetal e produção de biodiesel em Nova Andradina, Mato Grosso do Sul. No total, o investimento será de R$ 160 milhões e o BNDES participará com 80%.

Os recursos do BNDES são provenientes da linha de financiamento para projetos de infra-estrutura na área de energia renovável, cujo objetivo é diversificar a matriz energética do país, contribuindo para a auto-suficiência nacional no setor. Além disso, o projeto visa estimular a produção de combustíveis renováveis e menos poluentes.

Para atender os pré-requisitos de enquadramento no Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cerca de 10% da matéria-prima utilizada será adquirida da agricultura familiar.

O óleo vegetal utilizado na produção do biodiesel será extraído da soja, base da produção do empreendimento. Com o tempo, a empresa estuda substituir o grão gradativamente pelo pinhão manso, que apresenta maior concentração de óleo e menor custo de esmagamento.

Fonte:
Monitor Mercantil