Até 2025, mercado de trabalho exigirá profissionais cada vez mais ecossustentáveis e digitais

29/11/2021

Até 2025, 6 em cada 10 trabalhadores italianos precisarão ter habilidades verdes ou digitais. A tendência é que nos próximos anos, o mercado de trabalho precisará de pelo menos 2,2 milhões de novos trabalhadores capazes de gerenciar soluções e desenvolver estratégias ecossustentáveis ​​(63% da demanda até 2025) e 2 milhões de trabalhadores capazes de usar tecnologia digital (57%).

Os dados são do Sistema de Informação Excelsior da Unioncamere (2021 – 2025) – apresentado em 25 de novembro no 30º Job & Orienta, Salão de orientação, escola, formação e trabalho 2021. A previsão é que um novo impulso deve acontecer já em 2022, com a implementação das medidas previstas pelo governo italiano no PNRR (Plano Nacional de Recuperação e Resiliência).

No último quadrimestre de 2021, conforme informações da Excelsior, as empresas italianas embarcaram na busca por competências verdes e digitais para impulsionar a recuperação econômica do país. As competências verdes são consideradas estratégicas principalmente para perfis relacionados com a construção e reabilitação de habitações (técnicos e engenheiros civis e instaladores de plantas), para engenheiros eletrônicos e de telecomunicações, técnicos e gerentes de redes e sistemas telemáticos e técnicos químicos.

As competências digitais, por outro lado, foram solicitadas principalmente a perfis profissionais de TIC, como analistas e designers de software, designers e administradores de sistemas, mas também a engenheiros mecânicos e energéticos e designers industriais.

Fonte: Unioncamere

Imagem: Unplash