Vinhos da Itália: 3º Salão do Vinho na Embaixada Italiana em Brasília

12/11/2021

Vinhos italianos e brasileiros em combinações gastronômicas

Salão do Vinho na Embaixada Italiana em Brasília

Como descrever a combinação dos cada vez mais premiados queijos mineiros, um churrasco, feijoada, uma pizza brasileira e vinhos italianos? Poesia para o paladar? Uma simbiose centenária perfeita?

Quinze convidados especiais responderam a essas perguntas no evocativo cenário da Sala Nervi da Embaixada da Itália em Brasília, onde se realizou, no dia 10 de novembro, a Italian Wine Show no Brasil, evento especializado para um público selecionado com curadoria da crítica internacional enogastronômica Sueli Maestri.

Doze dos principais importadores e distribuidores apresentaram mais de 150 rótulos de 12 regiões italianas. Foram convidadas pela primeira vez, em caráter experimental, três vinícolas brasileiras de origem italiana (Casa Perini, La Grande Bellezza e Vinicola Cristofoli), com vinhos nativos resultantes da experiência familiar de gerações de italianos que se instalaram no Brasil a partir de 1870.

“A gastronomia brasileira se adapta perfeitamente às sensações extraordinárias produzidas pelos vinhos italianos, assim como os vinhos ítalo-brasileiros, vários de excelência, podem estar para a gastronomia italiana”, destacou o embaixador da Itália, Francesco Azzarello. “Os vinhos italianos e ítalo-brasileiros são complementares, enriquecem os dois países ao mesmo tempo, potencializando fluxos em ambas as direções – continua o Embaixador – tudo em um esforço para promover a cultura do vinho no Brasil e um aprimoramento próximo desejável ao exterior “. “O único problema dos vinhos no Brasil – concluiu o embaixador – é uma tributação realisticamente penalizadora para todos, com consequências nos preços, em detrimento da possibilidade de um público mais amplo desfrutar do néctar do Baco”.

Mais informações sobre os vinhos apresentados e seus distribuidores estão disponíveis neste documento.

Para possíveis combinações ítalo-brasileiras de comida e vinho, visite o canal do YouTube da Embaixada da Itália em Brasília.