Trem-bala entre SP e Rio será financiado com verba pública

16/07/2008

O trem-bala que ligará o Rio a São Paulo deverá ser construído em parte com dinheiro público, disse ontem o novo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. Ele foi empossado ontem, juntamente com o novo diretor da agência, Mário Rodrigues Júnior.

"Provavelmente vai precisar de participação do governo. Saberemos isso quando forem concluídas as avaliações econômico-financeiras que o BNDES vai fazer. Se você pegar as experiências do mundo, todas tiveram participação forte do governo. Provavelmente não teremos a primazia de ser diferentes do mundo", afirmou Figueiredo.

Segundo ele, os estudos de mercado e viabilidade que estão sendo feitos para a obra e deverão ser concluídos até outubro. A previsão é já no próximo mês abrir uma audiência pública para discutir com empresas e a comunidade o traçado da obra.

O percurso do trem terá cerca de 550 quilômetros e ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e São Paulo a Campinas. O investimento previsto é de R$ 11 bilhões.

Figueiredo disse ainda que a prioridade será o setor de ferrovias. Anunciou para o início de 2009 o leilão da ferrovia Leste-Oeste, ligando Alvorada (TO) a Ilhéus (BA) e o trecho sul da Ferrovia Norte-Sul, entre Palmas (TO) e Santa Fé do Sul (SP).

Também lembrou que o edital para a concessão de rodovias no trecho entre as BRs 116 e 324, de Salvador (BA) até a divisa com Minas Gerais, será em setembro, e a previsão de lançamento do edital será até o fim do mês.

Fonte:
JB Online