Startups inovadoras italianas estão sete vezes mais propensas a investir do que outras empresas

27/04/2021

As startups inovadoras na Itália estão sete vezes mais propensas a investir do que outras empresas. Elas também apresentam rentabilidade e valor agregado superior a outras sociedades. Os dados referem-se ao relatório de monitoramento das startups italianas no primeiro trimestre de 2021. O Ministério do Desenvolvimento Econômico (MISE) e a InfoCamere, com o apoio do sistema das Câmaras de Comércio (Unioncamere) são os responsáveis pela publicação.

O relatório também aponta um aumento significativo no capital social das startups inovadoras (+ 6,9%), superando 60 mil. A representatividade das empresas fundadas por menores de 35 anos também cresceu face ao relatório anterior (+ 17,4% do total).

No primeiro trimestre de 2021, as startups inovadoras na Itália são, em sua maioria, microempresas com um valor médio de produção de pouco mais de 182,6 mil euros. Segundo nota divulgada no portal MISE, “isto se deve à constante rotatividade a que esta população está sujeita: por definição, as empresas de ‘melhor desempenho’, mais consolidadas em termos de idade e faturamento, tendem gradativamente a perder o status de startups inovadoras”.

A Lombardia é a região da Itália onde se concentram o maior número de startups inovadoras, com 26,9% do total do país. Só sua capital, Milão, agrega 2.363 empresas do gênero, o que corresponde a mais de 18% do total.

A abertura de startups inovadoras italianas segue em crescimento: em 1º de abril de 2021, havia 12.561, 3,4% de todas as sociedades anônimas recém-criadas.

Veja o relatório completo aqui.