Salão Internacional de Foodservice Doces começa na segunda com propostas para enfrentar as novas exigências do setor

12/03/2021

A 42ª edição da SIGEP – Salão Internacional de Gelateria, Pasticeria, Panificação Artesanal e Café irá reunir entre 15 a 17 de março o setor de foodservice especializado em doces em evento virtual. Este é o primeiro formato do gênero no segmento, apresentado como Sigep Exp – The Digital Experience. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela página da Sigep.

Como a maior feira mundial do ramo e em vista das complicações da pandemia de Covid-19, a Sigep destaca o encontro digital como uma “oportunidade única para recomeçar, compartilhar ideias e soluções para enfrentar os desafios de um mercado que continua em evolução”.

Dessa forma, o Salão pretende com a iniciativa on-line multiplicar as oportunidades de negócios, conhecimentos e networking entre as empresas líderes do setor e profissionais do mundo todo.

Não é para menos. Na última quinta-feira (11), a agência de notícias italiana Adnkronos destacou as oscilações mercadológicas que o setor de doces sofreu na Itália com a pandemia em 2020.

Em serviços de gelateria artesanal, onde a Itália é a maior referência do planeta, apesar da contração de 40% no setor em seu faturamento, houve aumento de 133% em pedidos de gelatos por delivery. Outra curiosidade apontada pela agência é o interesse de consumo fora da estação: o gelato tornou-se um alimento consumido durante todo o ano e não apenas no verão.

No caso das pasticerias e panificadoras artesanais, ambas foram penalizadas com o lockdown imposto pela doença. Somente na páscoa do ano passado, o setor de pasticeria perdeu cerca de 540 milhões de euros, que devem ser acrescidos aos prejuízos obtidos com a redução nas venda de panetones no natal.

Quanto às panificadoras, que também tiveram uma redução na venda de seus produtos, além de sofrerem com o aumento dos preços de matérias-primas, como a farinha, deve-se acrescentar uma nova situação surgida com o lockdown: o prazer que muitas famílias descobriram em fabricar seus próprios pães caseiros.

Por sua vez, o setor de cafés passou a ter outro contexto em termos de consumo: se por um lado, os italianos deixaram de consumir a bebida em bares, por outro, passaram a toma-la em casa em suas mais variadas formas: do clássico café moka, passando pelo coado ou pelas cápsulas do expresso. Também aumentou-se a procura pelo produto em plataformas online, que cresceu 170% em relação a 2019.

Nesta 42ª edição da Sigep, importantes empresas brasileiras também marcam presença no evento virtual. Dentre elas, estão a Duas Rodas, líder nacional na produção de aromas, Specialità e Selecta, referências no mercado de sorvetes, Café do Centro Brasil, com mais de 100 anos de história e Fruteiro do Brasil, especializada em fornecer polpas de frutas brasileiras.

A Sigep pretende retomar o formato presencial de sua feira no próximo ano e já anuncia a data: entre 22 a 26 de janeiro em Rimini, na Itália, onde é tradicionalmente realizado.