O que está por trás da venda de casas na Itália por 1 euro

13/07/2021

Atire a primeira moeda quem nunca se exaltou (ainda que por um momento) com a possibilidade de comprar uma casa na Itália por 1 euro!

A notícia que de vez em quando corre jornais em todo o mundo é verdadeira: existem, sim, imóveis à venda no Belpaese pelo valor de um café italiano. Mas como se diz por aí, “dietro l’apparente tranquillità, qualcosa sta succedendo” (algo como “quando a esmola é muita, o santo desconfia”)…

Mais do que ter 1 euro no bolso (o equivalente a R$ 6,10), para se tornar proprietário de uma residência na Itália por esse valor, é preciso ter muitos outros euros no banco.

Isso porque o projeto Casas Por 1 Euro reúne pequenas cidades italianas em todo o país que sofrem com o abandono de imóveis em decorrência do despovoamento. Muito além de atrair novos moradores, a ação também visa a conservação dos patrimônios municipais e a reativação da economia local através da criação de polos turísticos, culturais e de negócios.

Estrangeiros podem investir no projeto. O importante é estar atento às regras estipuladas pelos municípios, pois elas variam. Em alguns casos, é necessário fixar residência legal na cidade onde está o imóvel pretendido. Em outros, é preciso deixar uma fiança para a prefeitura que pode chegar a 20 mil euros. Também há prazos para apresentar um projeto de reestruturação dos imóveis e para realizar a reforma em si.

Confira algumas ofertas para comprar casas por 1 euro na Itália:


1- Albugnano, no Piemonte


Famoso vinho DOC Albugnano é original da cidade de mesmo nome /Crédito: Case Per 1 Euro

Pertencente à província de Asti, Albugnano está situado na colina mais alta da região. O povoado, de 500 habitantes, é conhecido como a “varanda de Monferrato” pela vista maravilhosa dos Alpes e de todo o Piemonte. A região produz excelentes vinhos e dá nome a uma pequena produção de DOC [Denominação de Origem Controlada] obtida a partir da uva Nebbiolo.

Dentre as regras para se adquirir um imóvel a 1 euro em Albugnano, está a de depositar uma fiança a favor do município no valor de 5 mil euros, válida por três anos.

2- Belcastro, na Calábria

Torre do Castello dei Conti Aquini domina a pequena Belcastro /Crédito: Case Per 1 Euro

O site oficial de Casas Por 1 Euro anuncia: Belcastro é um local com posição geográfica invejável! Distante 15 minutos do mar Iônio e outros 15 minutos do Monte Sila, Belcastro, na província de Catanzaro, na Calábria, tem uma imensa beleza medieval.

Os imóveis disponíveis no povoado pelo valor simbólico de 1 euro podem ser adquiridos para intuitos diversos: fixar residência, casa de férias, desenvolvimento de atividades artesanais, abertura de restaurantes ou de pousadas.

Em Belcastro, o valor da apólice municipal é de 20 mil euros, com validade de três anos. Em caso de inadimplemento, o governo da cidade avisa que poderá reaver o imóvel gratuitamente.

3- Pratola Peligna, no Abruzzo

Apenas 4 das 630 edificações que precisam de restauro em Pratola Peligna estão à venda /Crédito: Case Per 1 Euro

Pratola Peligna possui 4 imóveis à venda. No entanto, há 630 edificações notificadas pela prefeitura que necessitam de reforma.

A cidade, pertencente à província de Aquila, no Abruzzo, tem 7.250 habitantes.

Nas regras para a compra de imóveis a 1 euro, estão o prazo de seis meses para apresentar o projeto de reconstrução do imóvel. A reestruturação deve ser concluída em 12 meses.

4- Zungoli, na Campania

Degraus e casas de pedra marcam paisagem em Zungoli, na Campania /Crédito: Sygic Travel

Zungoli é um povoado a cerca de 60 km de Avellino, na Campania. Com o objetivo de requalificar o seu centro histórico, a cidade aderiu ao projeto Casas Por 1 Euro.

O lugar é famoso por seus degraus e casas de pedra. Os edifícios antigos, funcionais para atividades agrícolas, são parte integrante da paisagem natural.

Com 1.088 habitantes, existem 14 imóveis à venda em Zungoli. As edificações poderão ser utilizadas para residência, para fins turísticos ou de hospedagem, para negócios e artesanatos, para associações culturais, musicais, esportivas e outras não lucrativas.

5- Montieri, na Toscana

Turismo voltou a crescer em Montieri após promoção de casas por 1 euro /Crédito: Wikimedia

“Casas por 1 euro em Montieri, pelo valor de um café”. Este é o slogan lançado pela prefeitura de Montieri, cidade de 1.232 habitantes, na província de Grosseto, na Toscana.

Com atmosfera medieval e a 700 metros do mar, desde 2016, quando Montieri aderiu ao projeto Casas Por 1 Euro, já foram vendidos cerca de 20 imóveis pelo preço de um café.

A prefeitura também anuncia que graças à iniciativa, uma das casas vendidas tornou-se um B&B [Bed and Breakfeast] e por isso, os turistas aumentaram.

Com informações do Corriere della Sera.

Imagem de capa: Canicattì, Sicília / crédito: Case Per 1 Euro