Itália e Brasil assinam acordo de cooperação científica e tecnológica

22/11/2021

O Embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, e o Presidente do Conselho Nacional das Agências Estaduais de Financiamento à Pesquisa – CONFAP, Odir Antônio Dellagostin, assinaram, na última sexta-feira (19), o primeiro Programa Executivo de Cooperação Científica e Tecnológica na Embaixada entre a República Italiana e a República Federativa do Brasil.

Nove projetos de pesquisa cofinanciados pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália e por agências de diversos estados brasileiros serão realizados em conjunto por pesquisadores italianos e brasileiros nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas, doenças transmissíveis, geração de energia de fontes renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciências espaciais, produção sustentável e uso de minerais estratégicos.

“Este importante acordo reforça ainda mais a já intensa colaboração entre os dois países no setor científico”, reforçou o Embaixador Azzarello, acrescentando que “no entanto, ainda temos muito a trabalhar juntos, e o faremos graças ao desejo comum de fortalecer a cooperação e de explorar as novas fronteiras da ciência. Agradeço ao nosso Orientador Científico Prof. Naro pelo trabalho incansável que está realizando ”.