Francal 2008 recebe mais de 50 mil visitantes

10/07/2008

fonte: Feiras do Brasil

O destaque desta edição comemorativa foi a presença do grande número de lojistas, 39% do total de visitantes

A grande expectativa do mercado com relação à edição de 40 anos da FRANCAL concretizou-se no número de visitantes profissionais que passaram pelo pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, nos quatro dias da feira encerrada no último dia 4.

No total, 51.714 mil passaram pelo Anhembi e fizeram contato com as novas coleções da moda em calçados e acessórios para a próxima temporada quente, apresentadas pelos mais de mil expositores da FRANCAL 2008.

O destaque fica para a qualificação da visitação: 20.096 foram lojistas, 39% do total. Trata-se de um público que veio à feira para fazer negócios e de grande interesse das empresas expositoras. Por conta disso, Abdala Jamil Abdala, presidente da FRANCAL, acredita que esta edição trouxe uma expectativa bem fundamentada de que as vendas da indústria calçadista nacional serão melhores no segundo semestre.

"Isto é um alento para o setor, que anda apreensivo ainda com o mercado externo. Aqui na FRANCAL, os fabricantes puderam prospectar os melhores negócios do ano com o varejo brasileiro", avalia.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Marconi Leonel Matias dos Santos, um dos destaques desta edição foi o 5º Painel Ablac, evento com palestras sobre economia, moda e varejo voltadas aos lojistas. "Foi um sucesso. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes e fizeram muitos elogios e comentários positivos sobre o evento. A Francal 2008 atendeu as expectativas e apresentou aos lojistas todas as novidades para esse segundo semestre", comenta.

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) concorda que a FRANCAL é o evento que define as vendas para a segunda metade do ano, com repercussão inclusive nos primeiros meses do ano seguinte.

Mesmo não mensurando o volume de vendas, uma vez que grande parte dos pedidos é fechada no pós-feira, a entidade estima que o atual período seja um dos melhores nos últimos anos devido ao aumento do consumo interno. Atualmente, 80% dos cerca de 800 milhões de pares produzidos pela indústria brasileira é vendida dentro do país.

Historicamente, os negócios realizados na FRANCAL, e a partir dos contatos feitos no pavilhão, garantem de três a quatro meses de produção para as empresas expositoras.

Para Abdala, ao final dos quatro dias, fica a sensação de orgulho pelo dever cumprido. "A expectativa do mercado só aumenta nossa responsabilidade em continuar retribuindo a confiança que expositores e visitantes têm depositado na FRANCAL nestes 40 anos".

Mercado externo

O câmbio desfavorável, que vem afetando as exportações de calçados, refletiu-se na vinda de importadores para o evento. Foram 1.453 compradores internacionais, de todos os continentes. Apesar de o número representar a metade do esperado, é considerado satisfatório pelos organizadores, já que a visita deste público é resultado de uma série de ações realizadas pela FRANCAL ao longo do ano, como o envio de milhares de credenciais personalizadas a importadores do mundo todo e a participação da promotora nas principais feiras internacionais do setor.

"Hoje, o Brasil está dentro do mercado globalizado e para muitas empresas é estratégico manter-se atuante nele", destaca Milton Cardoso, presidente da Abicalçados. Uma das ações mais importantes neste sentido foi a vinda de uma delegação italiana à FRANCAL, que assinou, junto com a entidade, um protocolo de intenções para reduzir para zero as tarifas de importação de calçados, visando ampliar o comércio bilateral. O Brasil hoje cobra uma taxa de 35% e a Itália, 8%.

"A Abicalçados não é contra a concorrência sadia e leal entre países que respeitam as normas de segurança dos trabalhadores, mas protesta de forma veemente contra a concorrência predatória dos países do Sudeste asiático", comenta.

Para ampliar a venda de calçados para países potenciais, a FRANCAL abrigou mais uma edição do Projeto Comprador, trazendo onze importadores de países como Turquia, Itália, Grécia e África do Sul. Eles não esconderam a surpresa ao conhecer a diversidade e a ousadia das coleções apresentadas.

O italiano Bruno Biagi, por exemplo, que tem quatro lojas em Roma, realizou pedido de amostras de sandálias femininas para o verão europeu. "Vamos testar os produtos e, quem sabe, fazer algumas adaptações para o nosso público", comentou.

Juntamente com o Projeto Comprador aconteceu o Projeto Imagem, que trouxe um grupo de 11 jornalistas para conhecer a FRANCAL e o mercado brasileiro de calçados. O jornalista alemão Georg Michael Kamnakis considerou o calçado brasileiro "muito sensual, feminino, na moda e com boa qualidade para vender na Europa".

Tanto o Projeto Imagem como o Comprador são iniciativas do Brazilian Footwear – Programa de Promoção às Exportações de Calçados, desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil (Agência de Promoção às Exportações e Investimentos).

Durante os quatro dias de feira, os convidados da mídia internacional conheceram os produtores de calçados, bolsas e acessórios brasileiros para divulgarem o produto nacional em veículos de comunicação especializados. Georg escreve para duas revistas alemãs: Shoez – com periodicidade mensal, voltada para lojistas – e More About Accessories, publicação bimestral sobre acessórios de moda, que inclui bolsas, cintos, bijuterias e óculos.

No mesmo grupo estavam a jornalista espanhola Amaya Ruiz Atela, que escreve para a revista Global Fashion, e o jornalista italiano Fabio Gibellino, que escreve o encarte diário Mf Fashion, voltado para moda e distribuído em um dos principais jornais do país, Milano Finanza.

Fonte: Primeira Página