Em Caserta, pizzaria elimina suas emissões de carbono e financia parques eólicos no Brasil

27/04/2022

Sasà Martucci escolheu energia de fontes renováveis, jogo de pratos compostáveis ​​e detergentes certificados. E para alcançar a neutralidade de carbono, decidiu compensar o CO2 da madeira, câmaras frigoríficas e ar condicionado apoiando um projeto de energia limpa no país sul-americano.

Uma pizza perfeitamente confeccionada, com uma característica que a torna ainda melhor: é produzida em total neutralidade climática. O pizzaiolo Sasà Martucci de Caserta: graças a uma análise aprofundada do consumo de energia, realizada em conjunto com a empresa alemã especializada ClimatePartner, fez sua pizzaria Masanielli atingir de fato a meta de neutralidade de carbono, compensando as emissões nocivas graças à o apoio de um projeto de parques eólicos no Brasil.

“A ideia nasceu pensando no futuro dos meus filhos e das novas gerações: se todos caminharmos nessa direção, acho que poderíamos viver em um mundo melhor”, explica Martucci. “O respeito pelo meio ambiente é o mais importante”. Já no ano passado, por ocasião do Dia da Terra 2021, o pizzaiolo de Caserta havia demonstrado concretamente seu interesse ao lançar a Mangiafoglia, uma pizza 100% vegana destinada a apoiar um projeto de reflorestamento, com uma árvore plantada para cada bebida. Além disso, diz, “decidimos mudar de fornecedor de eletricidade, optando por um que utilize apenas fontes renováveis”.

Pizzaiolo Sasà Martucci

Em seu restaurante, Martucci usa jogo de pratos descartáveis ​​feitos com celulose à base de grama totalmente compostável, detergentes Ecolabel e papel reciclado. Até os dispensadores de sabonete são feitos a partir da recuperação de embalagens da Tetra Pak, enquanto as entregas são confiadas aos jovens em bicicletas e patinetes.

No entanto, todas essas medidas não levaram em conta uma parte importante do problema. “Pedimos a um órgão externo que calculasse precisamente quanto eram as nossas emissões de dióxido de carbono: verificamos assim que não eram negligenciáveis ​​e decidimos intervir”, acrescenta o proprietário da Masanielli.

De onde vêm as emissões nocivas em uma pizzaria? “O CO2 é produzido através do gás para frigoríficos, ar condicionado e eletricidade; sem esquecer a lenha utilizada nos fornos”, sublinha Martucci. E é aí que entra a ClimatePartner, que desde 2006 está envolvida no apoio às empresas na medição, redução e compensação de emissões residuais.

Pizzaria I Masanielli di Sasà Martucci 

A análise revelou que a pizzaria produzia emissões anuais equivalentes a 19 toneladas de dióxido de carbono. Valor que Sasà e sua equipe compensaram co-financiando a construção de 14 parques eólicos no nordeste do Brasil. “Dessa forma, a pizzaria contribuirá junto com os demais financiadores para fornecer energia limpa e oferecer novas oportunidades de trabalho em uma das áreas mais pobres do país”, explica Giorgio Bertolini, chefe da ClimatePartner Italia. “Nos encontramos diante de um cliente extremamente motivado que, através de importantes tralidade climática alcançada com a adesão ao projeto representa um ótimo resultado”.

Ao contribuir para esta iniciativa, sublinha Martucci, “criamos também trabalho para a população local. Podemos dizer que a pizza é boa, da Caserta à Amazônia”. No entanto, o caminho do pizzaiolo Masanielli não para por aqui. “O próximo passo será a criação de uma horta totalmente orgânica, sempre no nosso território de Caserta, para criar uma cadeia de produção muito curta dos legumes e verduras que usamos para as nossas pizzas”.

Martucci já usa “mussarela” de uma fábrica de queijo DOP da região, tomates San Marzano DOP do interior de Sarnese e óleos orgânicos locais. Nosso território tem uma vasta gama de produtos, incluindo algumas ‘guloseimas’ ameaçadas de extinção: preserva-los e recuperá-los é uma forma de proteger a biodiversidade local”.

Fonte: Food Community

Fonte e Imagens: LaRepubblica – A Caserta la pizzeria che azzera le sue emissioni finanziando parchi eolici in Brasile