Dia Nacional dos Castelos relembra história da Itália e de seu povo

01/10/2021

Em decorrência da 22ª Giornata Nazionale dei Castelli [Dia Nacional dos Castelos], castelos de toda a Itália voltaram a abrir suas portas para visitação durante os dias 25 e 26 de setembro. Na ocasião, o público pode redescobrir lugares e objetos que narram a história italiana, de seu povo, das dinastias do país, de suas mudanças sociopolíticas, além de suas diversidades regionais.

Em toda a Itália existem mais de 20 mil castelos, que são preservados graças ao trabalho do Instituto Nacional dos Castelos, responsável também pela organização do evento.

Na edição 2021 da Giornata Nazionale dei Castelli, participaram 19 regiões italianas, que apresentaram uma programação especial ao público envolvendo visitas guiadas, debates, mostras e concertos.

Saiba mais sobre alguns dos principais castelos da Itália que participaram do evento:

Abbruzzo

Castelo de Monteodorisio / Imagem: Inabbruzzo.it

Região com mais de 900 fortificações, destaque para o vilarejo de Navelli, próximo à cidade de Aquila, cujo trecho de Prata d’Ansidonia é rico em construções fortificadas. Outro destaque na região é o Castelo de Monteodorisio, datado do século 11 e provavelmente construído pelo povo normando.

Basilicata

Castelo de Moliterno / Imagem: Moliterno Comunità Ospitali

No alto do Monte Raparo está o Castelo de Moliterno, que dá nome à cidade. Sua primeira construção foi a Torre Merlata, erguida pelos longobardos para avistar os sarracenos do alto da colina. Depois do ano 1000, outros povos governaram o castelo e ampliaram sua edificação.

Lazio

Museo Archeologico della Fortuna Primigenia a Palestrina / Imagem: Estate Romana

Na capital italiana, a redescoberta do Tempio Palazzo e Museo Archeologico della Fortuna Primigenia a Palestrina são de encher os olhos pelo seu valor histórico.

Lombardia

Castelo Scaligero / Imagem: Bruna Galvão

Com seu tamanho imponente, o Castelo Scaligero, na cidade de Sirmione, foi construído para controlar a região sul do Lago de Garda.

Molise

Castelo de Monforte / Imagem: Bene Comune

Uma das regiões mais ricas em castelos e palácios de baronis da Itália tem como destaque o Castelo de Monforte , na cidade de Campobasso. O castelo foi construído no ano de 1100 por Ugo II, porém, leva o nome do conde Nicola di Monforte, que o restaurou em 1458, após ser danificado pelo terremoto de 1456.

Sardenha

Castelo de Aymerich / Imagem: I Castelli

No vilarejo de Laconi, um dos mais bonitos da Itália, está situado o Castelo de Aymerich, do século 11. Nos resquícios de suas muralhas, há uma epígrafe que ainda não foi totalmente decifrada.

As informações são de Il Sole 24 Ore e Vanity Fair Italia

Imagem de capa: Castelo em Sirmione , Lombardia/ Bruna Galvão