Dia Mundial da Massa será celebrado por três dias em São Paulo

18/10/2021

Tris di Pasta reúne restaurantes, importadores e supermercados em três propostas diferentes que agradam o paladar e o bolso dos consumidores

Brasileiros amam macarrão. Para celebrar essa paixão nacional em decorrência do Dia Mundial da Massa (Giornata Mondiale della Pasta), em 25 de outubro, São Paulo comemorará a data por três dias seguidos: 25, 26 e 27 de outubro. No Tris di Pasta, um projeto da ITALCAM (Câmara ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo), importadores, distribuidores, supermercados e restaurantes estarão envolvidos em duas ações diferentes ao oferecerem o melhor das massas italianas. O evento inclui ainda concurso de massas.

Massa recheada (ravioli) com bacalhau ao molho de cebola caramelizada com pinoli e azeite toscano / Pina divulgação

Durante três dias, o Tris di Pasta seguirá os moldes italianos: restaurantes devem oferecer degustação com três receitas diferentes de massas ou, pelo menos, um prato com pasta di grano duro (como spaghetti, penne ou rigatoni), massa fresca longa (como fettuccine, tagliolini ou tonnarelli) ou massa recheada (como ravioli, tortelli ou cappelletti). É essencial que tanto a pasta di grano duro, quanto a farinha das massas frescas sejam importadas da Itália.

De casas tradicionais, com mais de 50 anos de tradição, a recém-inauguradas, localizadas em diferentes bairros da cidade, o evento reúne cozinhas que reproduzem receitas italianas originais ou adaptadas ao gosto dos brasileiros.

Massa fresca (tagliolini) com camarões e rúcula, levemente apimentada / Maremonti divulgação

Participam do Tris di Pasta, os restaurantes: Alto Cucina, Attimo Per Quattro, Basilicata, Casa Santo Antonio, Circolo Cucina, La Piadina, Luce, Maremonti, Picchi, Pina, Santo Colomba, Sapori d’Abruzzo, Sensi Gastronomia, Sugheto, Supra di Mauro Maia, Terraço Italia, Vecchio Torino, Vinarium, Vinheria Percussi e Zena Caffè.

Pasta di Gragnano ao molho de tomates com queijos pecorino e parmigiano reggiano / Alto Cucina divulgação

Pelo mesmo período, importadores e distribuidores, como Allfood – Granarolo, Calimp, C-Trade, Embramex, La Pastina, Locamatta , Nor Import, Parmabrás, Toscana, Vinhais Distribuidora e VPS Import Export devem oferecer descontos especiais nas massas de grano duro e farinhas italianas.

Quanto aos supermercados, o Tris di Pasta faz parceria com a campanha Sabores da Itália, realizada pela ITA – Italian Trade Agency,a agência de promoções da Embaixada da Itália. A campanha do ITA, cujo mote é “Do Coração da Itália para a Cozinha dos Brasileiros“, tem início no dia 14 de outubro e coloca aos consumidores brasileiros, a preços especiais, mais de 300 produtos italianos selecionados, entre alimentos e bebidas. Participam ao mesmo tempo do Tris di Pasta e do Sabores da Itália, nos dias 25, 26 e 27 de outubro os supermercados Santa Luzia, Mambo e Oba Hortifruti com a promoção de massas de grano duro e farinhas italianas.

Massa recheada (fagottini) com ricota e alcachofras, com creme de ervas aromáticas e limão / Santo Colomba divulgação

Como uma boa massa se faz com um bom cozinheiro, vem aí o concurso “Uma massa criativa dentro da tradição italiana” organizado pela sede brasileira do ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners) em parceria com o CPS (Centro Paula Souza) do Governo do Estado de São Paulo e com curadoria de Paola Tedeschi. O concurso, a ser realizado em 25 de outubro, é destinado a estudantes da ETEC (Escola Técnica Estadual). O primeiro lugar será contemplado com um curso no ICIF de Costigliole d’Asti, na região italiana do Piemonte. O prêmio para o segundo colocado será um curso na sede da ETEC Santa Ifigênia em São Paulo e o terceiro classificado terá um contrato para estagiar em um dos restaurantes da Rete Gastronomica.

O Tris di Pasta é uma realização da Italcam através da Rete Gastronomica, projeto cujo intuito é promover a cultura gastronômica italiana e incentivar os negócios entre empresas do setor de alimentos e bebidas.

Imagem de capa: Massa fresca (cavatelli) com molho de salsicha toscana / Attimo Per Quattro divulgação