Comitês a todo vapor

09/01/2009

Cédulas de votação para as eleições para a renovação dos Comitês dos Italianos no Exterior (COMITES)

Roma- Os italianos residentes no exterior estão votando na renovação dos Comitês (Comitês dos Italianos no Exterior). A partir do dia 26 de março, em todas as circunscrições consulares no qual residem mais de trinta mil cidadãos italianos será possível exprimir a própria preferência entre os membros dos “órgãos eletivos que representam as exigências dos cidadãos italianos residentes no mundo nas relações com as repartições consulares,as quais colaboram para determinar as necessidades de natureza social, cultural e civil da coletividade italiana”.

Os novos Comitês, em colaboração com as Autoridades Consulares e também as regiões e autonomias locais, mas também com entes e associações que operam na circunscrição consular, promoverão todas as iniciativas consideradas oportunas em matéria de vida social e cultural, assistência e formação profissionais, setor recreativo e tempo livre; todos compostos por 12 a 18 membros, conforme o número dos compatriotas residentes em cada uma das circunscrições consulares, e em posse por cinco anos.

Os membros dos Comitês são eleitos em conformidade às listas de candidatos subscritos pelos cidadãos italianos residentes em cada circunscrição consular. Os cidadãos italianos maiores de idade, residentes no exterior e inscritos nas listas eleitorais, a partir do dia 26 de março, podem votar por correspondência, sem se que seja preciso dirigir-se pessoalmente à seção eleitoral, como ocorria no passado. E para que o cidadão possa votar por correspondência, o Departamento Consular competente deve ter enviado-a partir do dia 6 de março passado- na casa de todos eleitores, um envelope contendo todo o material eleitoral e um texto informativo que ilustra as modalidades de voto.

O cidadão, depois de ter exprimido o próprio voto, deverá devolver pelo correio a cédula ao próprio Departamento Consular, utilizando a carta já selada. Cada eleitor pode conferir a própria situação civil e eleitoral no Consulado Italiano, a fim de verificar a própria inscrição ao AIRE (Registro Civil) e a sua inserção na lista dos eleitores.

Notiziario NIP – News ITALIA PRESS agenzia stampa – N° 51 – Anno XI, 15 marzo 2004