PPTIE: Programa de Parceria Territorial com os Italianos no Exterior

19/02/2004

O Projeto PPTIE insere-se em um contexto extraterritorial e decorre dos entendimentos de parceria que o MAE DGIEPM promoveu entre as Regiões do Sul da Itália e os italianos residentes no Exterior.

A idéia de realizar um sistema de negociações entre parceiros com base territorial, surgida de acordos com as regiões, previu a execução de um projeto piloto, circunscrito aos territórios das regiões Objetivo 1 e com a finalidade de realizar acordos e contratos de colaboração entre sujeitos com participação econômica, cultural e social das supramencionadas regiões e as Comunidades de Italianos residentes no exterior, empenhados em setores correspondentes nos Países hospedeiros.

PARCERIAS EXTERNAS: 352 ACORDOS ASSINADOS

Concluída a primeira fase do PPTIE, workshop internacional para a promoção da cooperação entre parceiros italianos no exterior e operadores socioeconômicos das seis regiões do sul da Itália.

A intensa fase de negociação conduzida no âmbito do Programa de Parceria Territorial com os Italianos no Exterior (PPTIE), concluiu-se com 352 acordos assinados, 451 projetos idealizados e 1072 contratos entre parceiros italianos e estrangeiros. Números que superam as previsões, uma vez que a participação total foi de 2150 pessoas, expressão de contextos sociais diversos em cultura, tradições e situação econômica.

Uma ocasião importante para verificar a ?vontade? de cooperação e trans-nacionalidade que advém de atores italianos e estrangeiros. O PPTIE, que idealizou o encontro entre empreendedores de sucesso, representantes de entidades e instituições com raízes italianas e operadores das regiões do Sul da Itália, é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, Direção Geral dos italianos no exterior e políticas migratórias, simultaneamente nas Regiões do Objetivo 1 (Basilicata, Calabria, Campania, Puglia, Sardegna e Sicilia).

O órgão encarregado pela execução do PPTIE (www.pptie.org) é o Centro de Formação da Organização Internacional do Trabalho, e o órgão da ONU que se ocupa dos temas de trabalho.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo participou dos seis workshops apresentando numeroso projetos.

BASILICATA
No setor turístico é interessante a proposta da TecFor. Trata-se de uma parceria com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo que representa um ponto de referência essencial na promoção do ?Sistema Itália? no Brasil. A idéia específica prevê a formação de oito figuras profissionais, com atuações específicas no campo turístico, cuja função será voltada à ?Tutela e valorização dos recursos histórico-culturais?, e também às ?Políticas para o desenvolvimento das empresas?. O objetivo ? explica o Dr. Attilio Fania – é de formar, na Basilicata, profissionais capazes de atrair a demanda dos turistas oferecendo novos serviços de qualidade. Outro projeto refere-se à promoção da Dieta Mediterrânea e à divulgação da qualidade e sabores dos produtos da Basilicata para expandir atividades comerciais. Além destes, foi apresentado um projeto para a formação de decoradores, exímios conhecedores da indústria italiana, capazes de criar indústrias com transferência de know how.

PUGLIA
A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo, representada pelo Sr. Mario Antonio Turnaturi, apresentou seis projetos de formação:1) a promoção e a valorização da economia da Região Puglia no Brasil, no Estado de São Paulo, realizado entre a Câmara de Comércio de São Paulo, a Universidade Anhembi Morumbi, Consórcio Tecfor e ?Confcooperative Puglia?, com o objetivo de sensibilizar a comunidade dos italianos à internacionalização, à cooperação e promovendo a formação de jovens ítalo-brasileiros que adquirirão o profissionalismo necessário para a integração das realidades econômico-territoriais. 2) Programa de formação internacional para novas empresas da Puglia no mundo. 3) Transferência de know how das empresas produtoras de sofás e poltronas em couro da Região Puglia para os italianos residentes no Brasil. (Câmara de Comércio e ?Assindustria Bari?). 4) Formação de ítalo-brasileiros no setor de curtume para aprender como trabalhar a matéria prima seguindo as refinadas técnicas das indústrias da Região Puglia, inclusive através de estágio na Itália. 5) Formação e informação, (fad) formação à distância entre Puglia e Brasil com o objetivo de consolidar as ligações sócio-culturais entre os ítalo-brasileiros e a sua terra de origem (Consórcio Tecfor, Câmara de Comércio de São Paulo, ITIS Marconi). 6) Com a ?Enap Puglia? a Câmara apresentou um projeto para formar figuras profissionais capazes de prestar suporte à orientação profissional, e criação de centros de orientação no território.

CAMPANIA
A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo representada pelo Dr. Ezio Maranesi e pelo Dr.Attilio Fania com a CONFORM, Coldiretti e Fed. Lee Iacocca propôs três projetos : 1) projeto para a divulgação da dieta mediterrânea, 2) projeto para a promoção integrada do marketing turístico territorial, 3) projeto para a valorização do setor agro-alimentar. A Câmara oferece intercâmbios e estágios para a realização dos projetos.

CALABRIA
A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo, representada pelo Dr. Giuseppe D?Anna e pelo Dr. Diego D?Ermoggine apresentou quatro projetos: 1) Projeto de Inovação Tecnológica para implantar ações de alta tecnologia e pesquisa nos setores industriais, comerciais e de serviços juntamente ao CALPARK e ?Sviluppo Italia-Calabria?. 2) Projeto de Formação Gerencial Inovadora do setor agro-alimentar (Calpark). 3) Práticas e experiências urbanísticas em áreas precárias de desenvolvimento para criar um programa de cooperação técnica e acadêmica na área da construção habitacional de interesse social. 4) Através da rede de Câmaras no Brasil, o Projeto Dieta Mediterrânea que tem como objetivo a formação, e divulgação da cozinha calabresa no Brasil.

SICILIA
Apresentados pela Câmara de Comércio de São Paulo, representada pelo Sr. Giuseppe Pagano, dois projetos de formação com o Consórcio Conform e Extreme Srl : Promoção e valorização do setor agro-alimentar com o objetivo de realizar uma rede de intercâmbio de cooperação e a recuperação das tradições, e promoção integrada do sistema turístico territorial.

SARDEGNA
Através da rede de Câmaras de Comércio Ítalo-Brasileiras, a Câmara de São Paulo está presente como parceira nos projetos referentes à Promoção da dieta mediterrânea no Brasil, cujo objetivo é introduzir no Brasil produtos típicos da Sardegna do setor agro-alimentar.

INICIATIVAS DE ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA FASE

O dia 16/2/2004 em Roma será realizada a Convenção final onde serão apresentados os principais responsáveis pela realização do projeto: o MAE DIGIEPM, o Ministério do Trabalho, as seis Regiões do objetivo 1, o CIF OIL, e alguns representantes dos projetos.

Estará presente ao acontecimento, com dupla função, o Dr. Edoardo Pollastri como Vice Presidente das ?Assocamerestero? visto que trinta Câmaras participaram da construção dos projetos, e como representante da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São, que nestes meses teve uma brilhante atuação na elaboração e sustentação dos projetos apresentados.