Integratec 2004

31/01/2005

O Projeto Integratec que deveria se realizar do dia 26 de setembro a 2 de outubro, em diversas cidades italianas, em colaboração com o Sebrae e o Banco do Brasil, será adiado para março de 2005.

O Projeto envolverá um número maior de empresas e representantes institucionais e prevê o seguinte calendário: até o final de setembro será redigido o projeto junto aos parceiros, e no final de novembro será apresentado o elenco detalhado, com os relativos perfis das empresas participantes.

Desculpe-nos pelo incoviniente, agradecemos a quem já se empenhou para a organização, nos desejando um bom resultado do evento no mês de março contando com a numerosa presença de todos os interessados.

integratec@italcam.com.br

Premissas

Deve-se entender a importância de se investir em tecnologia não como uma opção estratégica, mas sim como uma das condições fundamentais para o sucesso da empresa. É por meio de inovação que se abrem novas oportunidades de negócio ainda inexploradas.

Inovações simples e outras de tipo mais revolucionários são igualmente desejáveis, desde que contribuam para implementação de resultados na atividade produtiva. Toda boa idéia deve igualmente ser traduzida em ganhos para a indústria, comércio e serviços. Para tanto é necessário que haja investimento em desenvolvimento de novas tecnologias. Cada vez mais será esse o motor da economia, que proverá o aumento de competitividade no mercado internacional por ganho de qualidade e redução de custos.

Os centros incubadores de tecnologia são o lugar por excelência onde a concretização deste ideal se traduz em prática quotidiana. Pequenas invenções ou grandes projetos que contribuam com o desenvolvimento de melhores práticas são o início do tipo de desenvolvimento que desejamos alcançar.

O impacto sócio-econômico que as tecnologias desenvolvidas podem causar são de enorme importância para toda a economia do país. É por esse motivo que a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de Indústria quer contribuir á difusão e á concretização de toda a potencialidade do trabalho realizado por incubadoras.

A prática de investimento em desenvolvimento de novas tecnologias ainda é exceção no Brasil. Para mudar desta realidade, é necessário sensibilizar todo o setor produtivo para a adoção de uma política industrial voltada para investimento em inovação. É justamente esta a proposta que motiva a realização do evento que aproximará instituições italianas e brasileiras.

Objetivos

Realizar a integração bilateral Brasil-Itália para o estímulo ao investimento em conteúdo tecnológico e ao desenvolvimento compartilhado de iniciativas no setor produtivo voltadas à exploração de oportunidades de negócios de novas tecnologias. Visa promover também a aproximação entre as entidades institucionais envolvidas para colaboração internacional em atividades de capacitação tecnológica e gerencial no processo de incubação .