Chefs italianos celebraram a Cozinha Mediterrânea

31/01/2005

Dois conceituados chefs italianos da atualidade estiveram em São Paulo, de 9 de novembro a 1º de dezembro, para celebrar a Cozinha Mediterrânea em parceria com os mais importantes restaurantes italianos da cidade. Trata-se de Enrico Paradisi, proprietário do restaurante Antica Trattoria, de Colle Val D´Elsa, na Toscana; e Cristian Bertol, um representante dos Jeunes Restaurateurs da Europa, que já atuou em restaurantes como Tenda Rossa e Dal Pescatore , na Itália; e Tour d’Argent, em Paris; além de ter compartilhado da cozinha de Alain Ducasse, em Montecarlo. Atualmente, é proprietário do restaurante Orso Grigio, em Ronzone Val di Non, na região ?Tentrino?.

Eles vieram à São Paulo a convite da Câmara Ítalo-Brasileira para proporcionar aos amantes da boa mesa os prazeres de um menu típico do Mediterrâneo ? elaborado à base de massas, óleo de oliva, hortaliças, peixes e ervas frescas.

Enrico Paradisi ? esteve na cidade de 9 a 15 de novembro ? e Cristian Bertol ? do 21 a 1º de dezembro ?, exibiram seu talento e sua técnica em receitas que valorizam a leveza, os aromas e os sabores dos ingredientes, como manda o padrão alimentar mediterrâneo. Cada qual à sua maneira, apresentou composições únicas de massas, risotos, saladas, peixes e sobremesas à base de frutas frescas, revivendo com um toque pessoal pratos tradicionais da Cozinha Mediterrânea.

Os chefs italianos atuaram em vários restaurantes da Capital: Paradisi esteve na La Vecchia Cuccina, Vinheria Percussi e Augusto Ristorante; e Bertol no Tomatto L´Antico Ambrosiano, Piselli Vineria e Osteria, Supra, Pomodori, Terraço Itália, La Vigna e Genova .

No jantar programado no ?Tomatto L?Antico Ambrosiano? ocorreu também a apresentação de vinhos piemonteses inéditos, os tintos de Ghemme e Fara Novarese e o branco das colinas de Novara.